CAPÍTULO III

 

Satanás, o pai da mentira e da rebelião

CIII1 - A caminhada da Salvação

CIII2 - O sinistro inimigo e macaqueador de Deus

CIII3 - As 4 etapas da luta do diabo para minar a humanidade: mentira, confusão, dúvida, perca da Fé

CIII4 - A grande mentira do século: o diabo não existe

CIII5 - Os filhos do diabo

CIII6 - O espírito de Rebelião é o Espírito do diabo

CIII7 - Discernir - Vem de Deus ou do diabo?

 

 

CIII1 - A caminhada da Salvação

Toda a nossa vida é uma caminhada de Salvação, e para a Salvação Eterna, para a Vida Eterna.

Isto de Eterna, tem que se lhe diga… tem a ver com a Eternidade!

O que é a Eternidade? Poderemos nós abarcar o que é a Eternidade?

Enquanto vivemos nesta Terra, incarnados, ou seja, com carne e osso, somos compostos de Espírito, Corpo e Alma. Mas antes de incarnarmos, ou seja, de nos ter sido dado um corpo, vivíamos na Eternidade.

Esta noção de Eternidade, normalmente não é muito divulgada, mas é a que mais se aproxima da Verdade, e uma vez adoptada, torna claro o que muitas vezes é difícil de compreender da Realidade.

A Eternidade é uma outra dimensão da Realidade, mais elevada, mais pura, mais perfeita, mais próxima de Deus. Atenção que este próximo não é com o sentido espacial de proximidade, mas sim, tem mais a ver com Deus. A Eternidade é por assim dizer como que uma ausência de Tempo.

Quando falo de Realidade, subentendo as duas principais categorias de Realidade: A Espiritual e a Material.

A Realidade Espiritual é mais antiga e bem mais real do que a Material. A realidade Material, é uma realidade mais impura, menos perfeita, mais pobre, mais defeituosa e perecível.

Só na realidade Material, se entra com o parâmetro Tempo. O Tempo só faz sentido quando se entra em ordem de conta com matéria, espaço e movimento desta matéria no espaço. Na teoria da relatividade de Einstein, este assunto é bem abordado e não faz sentido abordar a Matéria, Espaço, Movimento e Tempo, sem serem os 4 em conjunto. Falar individualmente de cada um destes parâmetros da realidade Material, sem ter em conta os outros, é amputar essa mesma realidade e apostar num erro certo.

Quando falamos pois de Espírito, que é uma realidade em que está ausente a Matéria, não faz sentido falar de Tempo, pois este só existe referido à Matéria.

O mesmo se poderá dizer em relação ao Espírito e ao Espaço, já que o Espaço é uma realidade que nada tem a ver com o Espírito, mas sim com a Matéria. Portanto, para o Espírito não há Espaço.

Daqui a superioridade do Espírito sobre a Matéria, pois o Espírito está liberto das grandes barreiras que quartam e dificultam a existência da Matéria: o Espaço, o Movimento e o Tempo.

A Matéria funciona como um fardo para o Espírito. O simples facto do Espírito vir habitar na Matéria, é para ele um fardo terrível. Mas é também a possibilidade dada a alguns Espíritos de voltarem a viverem em união com Deus na Eternidade.

Estes Espíritos que vêm habitar a Matéria durante um certo número de anos na Terra, somos nós, é a humanidade.

Esta grande verdade enlouquece de raiva o demónio, todos os espíritos malignos. A inveja que o demónio tem da humanidade, por ela através da matéria se poder redimir e voltar a estar em perfeita união com Deus, é a pior das afrontas que Deus lhe impõe, pois é um meio simples, humilde, singelo e eficaz de, combatendo o orgulho e a mania das grandezas do demónio, poder lhe abrir a porta à Felicidade, perdida pelos anjos caídos para sempre.

É esta inveja e raiva de a humanidade ainda ter uma chance de estar em união com Deus, e portanto a nível muito mais elevado do que os anjos malignos, que os enfurece e os atira para uma guerra sem tréguas contra a matéria, contra a humanidade, contra o mundo inteiro.

Em última instância, o Espírito que habita um corpo, é quem o comanda. Aos Espíritos que incarnam, é-lhes dado o poder por Deus de comandar os corpos que vão habitar e tornar seus. E só a estes. Cada Espírito só tem poder sobre o seu corpo.

O demónio fica assim a assistir a um espectáculo, sobre o qual não tem directamente controlo, porque aos anjos caídos, não é dado poder nem controlo sobre a matéria. Disse, directamente, porque indirectamente os demónios têm possibilidade de controlar a matéria. Como? Através do controlo e influencia que detêm sobre os Espíritos incarnados.

A coisa Real que liga o Espírito ao Corpo, é a Alma. É ela que faz de ponte entre os dois níveis da Realidade, entre o Espiritual e o Material. Sendo o Espírito muito superior e mais perfeito do que o Corpo, a Alma aproxima estas duas coisas do Ser Humano, quartando as capacidades ao Espírito e ampliando as capacidades do Corpo. É por isto, que os anjos caídos, sendo só espíritos, continuam sendo muito mais poderosos que os espíritos incarnados, já que estes estão quartados nas suas capacidades e aqueles não.

O poder que os demónios exercem sobre os seres humanos, é uma relação de força de um mais forte para um mais fraco. Os demónios detêm mais força do que nós, criaturas humanas, enquanto espíritos, pois nós temos o fardo do corpo e as limitações da alma.

Esta diferença de forças só fica equilibrada, graças à acção do nosso anjo da guarda. E é neste equilíbrio estabelecido entre o mal e o Bem, que vai navegar o Ser Humano, deliberando e auto determinando-se livremente entre o fazer o Bem ou o mal, entre caminhar para Deus ou para o demónio, de amar ou de odiar, o de se Salvar ou de se condenar. A liberdade que Deus dá a todo o ser humano, é a maior prova de amor que Ele alguma vez podia ter dado às Suas Criaturas.

Sem a Liberdade de opção, ou Livre Arbítrio, a criatura humana não tinha mérito e não era possível a sua Salvação.

Esta Liberdade é expressa a todo o momento na nossa caminhada para Deus.

Mas esta Caminhada só é válida e só chega a bom termo, se a criatura chega a Deus na Eternidade. Para isso só existe um Caminho: Jesus, pois Ele afirmou que é o Caminho, a Verdade e a Vida. Não disse um Caminho, mas sim O Caminho, o único portanto.

É este Caminho, esta caminhada, que o demónio quer substituir, cortar, destruir, dificultar, para evitar que a criatura chegue a Deus, ao seu Criador.

Mal o homem é criado, os anjos caídos, começam imediatamente a combatê-lo, tentando corrompê-lo, matá-lo e condená-lo. Esta é uma guerra sem tréguas. Os anjos das trevas querem por todos os meios condenar aqueles a quem eles já foram semelhantes, mas que ainda têm uma chance de se salvarem, e por isso o ódio e raiva que os demónios têm contra Deus, a quem não podem atingir, viram-nas e descarregam-nas contra os homens, contra a humanidade inteira e sem excepção. Os demónios, cujo maior pecado foi o orgulho, são os pais da mentira, e como seres inteligentíssimos e poderosos, vão usar da arma que melhora manobram, como o seu principal trunfo, vão pôr ao serviço da sua inteligência a arma da mentira, para todos tentar enganar, enganar, enganar até à morte.

Até o fim, o homem terá de contar com os ataques poderosos, manhosos, inteligentes, sub-reptícios, fulgurantes, disfarçados, ora descarados ora quase indetectáveis, dos nossos inimigos mortais, dos inimigos de Deus, dos demónios, do diabo, de satanás.

 

CIII2 - O sinistro inimigo e macaqueador de Deus

Nesta batalha sem tréguas contra a humanidade e tudo o que provenha de Deus, o demónio vai macaquear.

Vassula, "Verdadeira Vida em Deus", VII volume, pág. 159, 7-12-94

 … a batalha do Meu Grande Dia, contra os três espíritos impuros que macaqueiam a Minha Trindade Santíssima, formando eles mesmos um triângulo: esses três espíritos impuros, que ocupam cada um dos ângulos desse triângulo e que aliás são o dragão, a primeira e a segunda besta. O grande dragão, a serpente original, conhecido pelo nome de demónio ou Satanás, vai continuar, agora por muito pouco tempo, a desencaminhar o mundo. E o poder e autoridade que ele dá à besta, aliada à segunda besta, aliás, o falso profeta, será lançado por terra e Eu triunfarei.

 

Vai ser o macaqueador de Deus, tentando-O colocar a ridículo, tentando se substituir a Ele em tudo, atirando-lhe as culpas de todas as desgraças que vêm sobre o mundo, mas muito em especial, para poder atacar a humanidade à vontade, que vai tentar fazer crer aos homens de que ele não existe, porque só assim poderá atacá-los à vontade sem ser acusado de nada, e além disso, atirar as culpas em cima de Deus de tudo o que vai de mal pelo mundo e que por ele é suscitado.

Vassula, "Verdadeira Vida em Deus", IV volume, pág. 274, 19-9-91

 "Agora, solenemente, Eu vos digo que, quando vier o Dia da Purificação, muitos ficarão aflitos, a ponto de morrer, por não terem consentido ao Meu Espírito de Verdade que entrasse nas suas casas (25), mas terem acolhido, em Seu lugar, a Serpente, a Abominação da Desolação, e terem partilhado, assim, o seu alimento, lado a lado, com o Meu inimigo; acolheram em suas casas aquele que macaqueia o Altíssimo, adoraram o mentiroso que lhes ensinou a negar o Meu Espírito Santo: Aquele Que dá a Vida, o Poder interior da sua alma, Aquele que, neles, soprou uma alma activa e inspirou um espírito vivo. Eu digo-vos solenemente que o Meu Fogo descerá sobre este mundo, mais depressa do que vós esperais, a fim de que aqueles que não tem consciência dos seus pecados possam imediatamente reconhecer os seus erros.

 São notáveis os ensinamentos de Jesus ao Padre Ottavio Michellini e que vamos apresentar resumidamente, através de alguns extractos das Suas Mensagens.

Padre Ottavio Michellini

 Padre Ottavio Michellini, 10-6-76

Quem é Satanás, no qual muitos não acreditam e no qual outros crêem confusa ou vagamente? Depois de Deus, ele era a criatura mais bela, mais rica de dons e de poder.

Caracterização de satanás.

Um ser espiritual, vivo, real e poderoso, que se transformou, de Anjo que era, no mais horrível monstro de fealdade e de perfídia, com uma sede inextinguível de mal e de ódio. Ele é o mal, porque ele identifica-se com o mal. Recusou Deus por orgulho, para ser o dominador e o senhor do reino das trevas.

Satanás é aquele que determinou, por um acto da sua vontade, a sua perdição eterna pessoal e a das tropas que acreditaram nele e o seguiram. Ele determinou também, pela manha e pela mentira, a perdição da Humanidade, estendendo emboscadas aos vossos primeiros pais, levando-os, pela mentira, a rebelião contra Deus, fazendo-os repetir o seu próprio pecado.

Ele está confirmado no seu pecado e é por isso que sabe que não pode haver para ele, nem agora nem nunca, a possibilidade de mudar a sua sorte de ódio desesperado.

Satanás é o mal em contínuo movimento, sem tréguas, mesmo por um instante; Satanás é mentira e obscuridade; Satanás e, na medida em que o pode ser uma pequena criatura aos olhos do Infinito, o oposto de Deus.

Deus é Luz, Amor, Justiça e Verdade; Satanás é o oposto de tudo isto. Ele é o inimigo declarado de Deus, e em particular do Verbo feito Carne e da Sua Igreja; quer a destruição de um e de outro. Está obcecado neste louco e maligno desejo, de modo que nem por um instante renuncia a persegui-lo com todas as suas forças.

Este conhecimento do Maligno, filho, é o pressuposto substancial de qualquer Pastoral. Uma Pastoral eficaz é absolutamente inconcebível sem uma visão viva e precisa desta realidade de base.

As dissertações teológicas são inúteis se não tem por base esta realidade. Actualmente, constrói-se na areia.

Padre Ottavio Michellini, 11-6-76

Ele tem sobre a natureza humana um poder muito maior que o homem sobre a natureza, animal, e tu vês que poder o homem tem sobre a natureza animal.

O homem pode dominar um animal, mas Satanás pode dominar um homem muito melhor, muitíssimo melhor.

Padre Ottavio Michellini, 12-6-76

Satanás é um ser vivo e real, terrivelmente activo e ferozmente mau, em perpétuo movimento para espalhar o seu veneno espiritual, muito mais perigoso que o mais violento veneno material.

O meu Vigário conhece os males que Satanás provoca na Igreja, servindo-se de traidores, de corrompidos de todas as espécies, de sacerdotes apóstatas e renegados, para os quais deveis desejar e pedir a salvação.

Padre Ottavio Michellini, 13-6-76

Compenetra-te, filho, desta realidade: de toda a Revelação e especialmente do Evangelho ressalta claramente a existência de Satanás e das suas tropas. É, por conseguinte, uma verdade de Fé.

Negar esta verdade é uma atitude herética; recusar ensinar esta verdade é igualmente herético. Consequentemente, são heréticos os que, de má fé, negam esta realidade.

Negar a existência do demónio significa demolir o cristianismo, negando a sua origem e a sua finalidade.

Negar a existência do demónio não é negar apenas uma verdade revelada; é negar a evidência, porque não haveria nenhuma explicação aceitável para as coisas que aconteceram, que estão a acontecer e que acontecerão, e que não se podem humanamente explicar sem a directa intervenção de Satanás.

É concebível que um sacerdote possa chegar a tanta incredulidade, sem a maléfica influência de Satanás? Satanás nunca e estranho a estes horríveis pecados de impiedade.

Não estando condicionado nem pelo tempo nem pelo espaço, pode agir por toda a parte. Ele, macaco de Deus, esforça-se por actuar como Deus, mas de maneira oposta.

Padre Ottavio Michellini, 14-6-76

Satanás não A pode olhar, não pode pensar nEla sem ficar desesperadamente transtornado, sem sofrer, como nenhum de entre vós poderá compreender. Satanás odeia Maria, a Filha de Deus, a Mãe de Deus, o objecto das delícias divinas, a mais bela flor do Céu e da Terra, a obra-prima da Omnipotência, da Omnisciência e da Omnipresença Divina.

O seu chefe, que pode desencadear desordens pessoais e sociais, familiares, nacionais e mundiais, que pode suscitar monstros de tirania e ferocidade, e sabe inspirar terror a nações inteiras, também ele, Satanás, vive no medo. Vive no terror duma Mulher que destruiu o seu sonho de supremacia infernal sobre a humanidade.

Padre Ottavio Michellini, 15-6-76

Não há neles nenhum sentido de piedade (são incapazes) mas apenas sadismo. Não conheceis e não podeis sequer imaginar as atrocidades pelas quais descarregam os seus pérfidos sentimentos sobre as vitimas que caiem sob as suas garras. Nesta difícil situação, que esperam ainda os Bispos para descer dos seus tronos, para sair dos seus palácios, para tomar as rédeas do comando e conduzir os seus soldados, os cristãos, ao contra-ataque?

 Padre Ottavio Michellini, 13-7-76

Satanás é um ser verdadeiro, vivo e real, poderoso e mau, corroído, capaz apenas de mal e mesmo de todo o mal entrado no mundo, por sua causa. Há algumas pessoas que estão nos hospitais de loucos não por causa de verdadeira doença, mas por causa dele, que soube camuflar a sua presença para levar ao desencorajamento e ao desespero.

Padre Ottavio Michellini, 3-9-76

Eles não devem ignorar que Satanás, o príncipe das trevas, o fomentador de escândalos, de heresias e de cismas, não descansa nunca. Satanás tem fortes e poderosos aliados nas lojas maçónicas, nos partidos ateus e até mesmo não ateus.

Padre Ottavio Michellini, 3-1-77

Satanás, o mal, e as suas legiões de natureza superior à natureza humana, envolvem as almas dos homens através do engano, das insídias, prestando uma especial atenção e um particular cuidado às almas dos consagrados, Bispos, sacerdotes, religiosos e religiosas, a fim de semear assim uma maior ruína na Igreja e perder o maior numero possível de almas.

Com efeito, a perversão é mais acentuada nos povos cristãos que nos povos não cristãos.

Padre Ottavio Michellini, 10-1-77

Em diversos graus, Satanás e os seus partidários não são senão mal; são incapazes de bem, de qualquer bem. Os demónios, não só odeiam Deus, Cristo, a Igreja, a humanidade inteira, como se odeiam uns aos outros; são tiranizados por chefes ferozes e implacáveis; único ponto de convergência entre eles todos: o ódio a Deus, a Virgem, a Igreja, aos homens.

Os demónios só temem a Deus, a Virgem Santíssima, os santos (os que vivem e querem viver em Graça de Deus) e riem-se de todos os outros.

Os homens que vão para o inferno transformam-se também em demónios: tal como os demónios, estão fixados eternamente no mal, no ódio e em todas as outras paixões.

Padre Ottavio Michellini, 13-12-75

Nenhum homem no mundo pode presumir poder enfrentar um inimigo superior a ele em natureza e em poder, sem uma ajuda adequada, que Eu tratei de lhe deixar pelo preço que vós bem conheceis.

Padre Ottavio Michellini, 14-12-75

Assim é a vida dos demónios e a vida dos condenados. É a vida dos que se deixam levar pelos espíritos malignos, que são orgulho, ódio e desespero, inveja, ciúme e sede insaciável de mal.

Esses espíritos danados, roídos pela necessidade imperiosa, de operar o mal, são obreiros da iniquidade, fomentadores de violência, de blasfémias, ódios e divisões, de heresias, obscenidades e de tudo o mais que há de mal no Universo.

Padre Ottavio Michellini, 27-2-76

Na raiz, está sempre a mesma causa: o ódio de Satanás contra o Verbo de Deus feito Carne para a salvação da humanidade, o ódio de Satanás contra Mim, Salvador, e contra o homem que quer arrastar à sua própria perdição.

 

Padre Ottavio Michellini, 26-5-76

Nesse terrível dia em que resplandecerá a Justiça Divina, ele ver-se-á privado da possibilidade de continuar a causar prejuízo. Então, terá vergonhosamente que admitir que ele, Lúcifer, a criatura mais bela do Universo, a criatura mais inteligente e mais poderosa, foi vencido por uma frágil criatura humana, bem inferior a ele por natureza, mas imensamente superior por Graça a Virgem Maria.

Esse será o seu humilhante tormento por toda a Eternidade. Não menor tormento sofrerão as almas condenadas, em especial os consagrados traidores, pelos quais te convido a rezar e a oferecer, a fim de que eles se convertam e vivam.

Padre Ottavio Michellini, 27-5-76

Satanás, impotente inimigo de Deus, mas ultra potente inimigo do homem.

Manhoso, insidioso, tenaz no mal, leva a melhor sobre a natureza humana, enfraquecida. É-lhe fácil agir sobre uma natureza inferior à sua e, ainda por cima, já mortalmente ferida por ele.

Deus é agente de Bem, de Luz, de Verdade, de Justiça e de Paz. Satanás é agente de mal. Eis a fonte da História, que abarca o Céu e a Terra, que envolve a humanidade.

Padre Ottavio Michellini, 8-6-76

Em tudo isto não se sabe ver o jogo duplo de Satanás, que actua, sem encontrar resistência, do exterior e no interior.

— Do exterior: Quem não vê os seus instrumentos é cego: o comunismo, incarnação de Satanás, e o capitalismo maçónico Com efeito, a própria burguesia está terrivelmente marcada pelo radicalismo maçónico, forte com os seus laços internacionais. São armas com as quais Satanás procura incansavelmente desagregar a Igreja e não se pode negar que, com um tal aparelho, ele o tenha, em parte, conseguido.

— No interior: Satanás está a provocar na Igreja uma terrível crise de Fé que nunca foi tão generalizada. As consequências são evidentes. Serve-se do progresso, da moderna tecnologia, tudo, ou quase, ao serviço de Satanás, do mundo, seu aliado, e das vossas paixões. A concupiscência do espírito, quer dizer, o orgulho, grave pecado da Igreja do vosso tempo, e a concupiscência da carne, afastaram do Corpo de Cristo muitos membros destinados ao serviço do bem comum, sacerdotes e almas consagradas.

Estas manobras são dignas daquele que foi o mais belo e o mais poderoso de todos depois de Deus e que é ainda poderoso. Demonstra-o a gigantesca massa de mal que opera no seio da Igreja e de toda a comunidade humana.

Padre Ottavio Michellini, 9-5-77

Eu vim ao mundo para cumprir a Vontade de meu Pai do Céu e a Vontade de meu Pai era que Eu Me oferecesse e Me ofereça em holocausto, para arrancar as almas a Satanás e às suas legiões infernais. Mas, meu filho, se Satanás com as suas hordas infernais não existe, se Satanás é apenas um tabu, inventado pela Igreja, falsa é a missão que Me confiou o Pai, falso o Mistério da minha Incarnação, da Minha Paixão e da minha Morte na Cruz, e a Igreja não é uma realidade; invenção é o Mistério da minha Ressurreição e Ascensão ao Céu, pura invenção a Bíblia, invenção os meus Evangelhos, a historicidade do fulcro de toda a história humana, quer dizer, o Mistério da Redenção não é verdadeiro, os ensinamentos dos Padres e Doutores da Igreja não são verdadeiros, a vida dos santos é uma mistificação, o sacrifício sublime dos mártires é uma mistificação, tudo é uma gigantesca mentira em que acreditaram as gerações e os povos de toda a Terra.

Não basta conhecer o Bem, querer fazê-lo, desejá-lo, é necessário perseverar no Bem.

Padre Ottavio Michellini, 18-5-77

O mundo é de Satanás, que é obscuridade e só pode produzir obscuridade nas almas que lhe prestam ouvidos. O animal, que pertence a um reino inferior ao do homem, ignora todos os problemas que agitam o espírito e o coração do homem. O homem, no coração do qual Satanás destruiu a vida sobrenatural, pertence a um reino inferior ao dum homem em graça de Deus, de modo que o homem que não tem em si o Reino de Deus, quer dizer, a Graça, vê as coisas mas somente num plano natural—o que já te foi dito numa anterior mensagem—, porque um véu misterioso envolve a alma dos que não estão em Graça de Deus; eis porque muitos consagrados, quer da base quer do vértice, não vêem o véu que envolve a sua alma; trata-se, quase sempre, de orgulho, «radix omnium malorum».

A hostilidade das forças do mal está em proporção com o avanço que a alma faz na perfeição e na santidade. As almas boas são provadas em proporção da sua qualidade enquanto as indiferentes não são inquietadas e as más são favorecidas nos seus negócios materiais pelos próprios demónios.

Padre Ottavio Michellini, 7-11-77

A ignorância das verdades eternas, a manipulação e a negação da história do Mistério da Salvação foram e são a arma formidável com a qual o inimigo levou o caos e anarquia à Igreja e ao mundo.

 

 

CIII3 - As 4 etapas da luta do diabo para minar a humanidade: mentira, confusão, dúvida, perca da Fé

A estratégia do ataque demoníaco para fazer perder a Fé à Humanidade inteira, baseia-se num ataque cerrado e simultâneo ao indivíduo, através de todos os meios poderosos de que dispõe, nomeadamente o ensino nas escolas, a literatura, livros e revistas, notícias e programas de rádio e muito em especial da televisão, dos filmes, teatros e música, muito em especial o rock, em que ele mina os pilares que suportam todo o edifício da Fé em Deus e na perenidade da Sua Doutrina.

O diabo, o pai da mentira, é dela que se serve como uma das mais poderosas armas ao seu dispor.

Com a mentira, ele semeia a confusão no meio das famílias e dos povos, criando divisões e confusão.

Após instalada a confusão, facilmente vem o estabelecimento das dúvidas, sobre princípios basilares e acessórios.

Da dúvida, cada vez mais generalizada, à perca da Fé, é um simples passo, é só uma questão de tempo. Mais tarde ou mais cedo, depois de instalada a dúvida, vem inevitavelmente a perca da Fé.

Este é um dos objectivos fulcrais do diabo, porque ele sabe muito bem, que depois de uma alma ter perdido a Fé, a alma está desarmada, encontra-se indefesa e à sua mercê. Alma sem Fé, afastada de Deus e dos meios de Salvação que Ele lhe deixou, é uma alma à beira da condenação eterna, pois que sem rumo, navegando nas trevas da mentira, perde o caminho certo e dirige-se para a morte eterna.

O diabo cria uma dependência e uma escravidão, toda ela dourada com os prazeres inebriantes dos prazeres da carne, do bem estar, do dinheiro, do poder, fazendo com que o indivíduo se sinta bem e alienado dos verdadeiros problemas da humanidade e dos que os rodeiam. Tudo parecendo um mar de rosas, a alma se dirige perfeitamente drogada para o matadouro…

Para evitar a confusão que conduz ás dúvidas e à perca da Fé, a Virgem Maria aconselhou-nos através da Sua Mensagem de 28 de Junho de 1997 ao José Luis Matheus, que em matéria de Fé e santidade, seguíssemos o Seu filho predilecto mais amado, nosso Papa João Paulo II.José Luis Matheus, Mensagem de 28 de Junho de 1997.

 Queridos filhos, neste dia quero dizer uma vez mais, que é necessário que vivais a adesão ao meu filho predilecto mais amado, o Papa João Paulo II; orai filhos. Orai muito por ele; um momento de grande prova se avizinha da Igreja, orai e perseverai, e não escuteis as vozes do mundo, mas somente a voz do Senhor que é uma só, e que desce até vós em graça abundante, que é transformada em voz interior que os ajuda a caminhar pela senda recta da verdade, deixando de lado, a confusão, a dúvida e o engano.

 

 

O José Luis Matheus, numa das suas várias missões apostólicas em Portugal, no ensinamento que fez na Igreja do Sacramento, advertiu claramente, como ensinamento da Virgem Maria, que para evitarmos a queda nestas 4 etapas, o caminho é vivermos a consagração ao Seu Imaculado Coração.

José Luis Matheus, Ensinamento na Igreja do Sacramento em 5 de Março de 1996.

 E finalmente, a nossa Mãe disse que ela quer proteger-nos da confusão, porque satanás sempre semeia a confusão nos corações. Da confusão entramos na dúvida. E da dúvida passamos a perder a Fé. Para evitar a confusão, disse Maria: "Eu convido-vos a que se consagrem ao meu Imaculado Coração. Consagrem as vossas famílias e vossas comunidades ao meu Coração Imaculado. O Meu Imaculado Coração será o vosso refúgio e o caminho mais seguro para ir para o Céu".

 

 

CIII4 - A grande mentira do século: o diabo não existe

Neste século, durante o período da chamada guerra fria, a táctica utilizada pelos serviços secretos dos diversos países envolvidos, foi a de acima de tudo, passarem despercebidos.

Tudo feito no maior segredo, todas as operações levadas a cabo debaixo do maior sigilo. Os agentes secretos, usando falsas identidades, passando por aquilo que não eram, simulando não existirem, puderam desenvolver as suas acções, muitas das quais ainda nem sequer tomámos conhecimento, mas de facto foram eficazes e minaram o terreno adversário de uma forma sub-reptícia. Se feitas às claras, rapidamente teriam sido descobertas. Da mesma forma, os responsáveis por estas operações secretas, sempre desmentiram qualquer envolvimento e afirmaram de que elas nem sequer alguma vez tenham ocorrido.

Enfim, numa palavra, usaram a táctica de desaparecerem da comunicação social e dos noticiários, desaparecerem do conhecimento público, dos arquivos e dos relatórios, desapareceram dos olhos do público, transformaram-se em criaturas indetectáveis aos olhos daqueles que eram os seus adversários. Só os peritos e os acostumados a estas lides sabiam da sua existência e os podiam detectar e identificar.

Todas estas manhas foram utilizadas pelo demónio durante toda a história da humanidade e muito em especial neste século. Todas as artimanhas foram utilizadas, minando meticulosamente todo o campo a destruir. Destruiu sem deixar rastro, e ainda por cima jogou as culpas sobre os outros, muito em especial sobre Deus, que segundo ele, seria um Deus distante que abandonara a criação ao seu próprio destino, sem apelo e sem agravo.

Onde o demónio jogou mais forte e com grande sucesso, foi em fazer crer aos homens de que não existia! De facto conseguiu fazer crer à humanidade quase inteira, de que não existe. Assim pôde trabalhar à vontade, sem ser detectado e destruir tudo o que era importante para derrotar as Forças do bem e levar à condenação o maior número de almas.

Esta, de facto, foi a grande e a maior mentira do século: O diabo não existe!

Para além desta mentira medonha, aterradora e perigosíssima, o diabo faz crer à humanidade de que tudo vai bem, dando a sensação de que os problemas que enfrentamos, sempre existiram e de que a ciência e a técnica tudo remediarão e solucionarão.

Mas a guerra ainda não acabou, tal como ainda não acabou o século. E se este século foi e é de alguém, certamente o foi e é do vencedor, pelo menos até o momento. Então, este século nunca foi nem é o século do povo, mas sim, o século do diabo, pois ele até o presente momento é o grande vencedor!

O diabo, durante este século venceu o povo de Deus. O povo de Deus está desbaratado, ainda com vida mas enfraquecido. Mas a Igreja de Cristo também está em maus lençóis, mas de maneira nenhuma vencida. A Igreja de Cristo não está nem nunca estará vencida. Jesus Cristo assim o prometeu na sua vida terrena.

S. Mateus 16,18

 18 Pois também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela.

 

O grande Papa Leão XIII, que fez a passagem do Século XIX para o Século XX, teve a visão de que o demónio ia atacar a Igreja de Cristo durante o século XX. O relato do que se passou com este grande Papa Leão XIII, foi publicado na Revista Magnificat em 1971.

Revista Magnificat número de Junho-Julho de 1971 (págs. 26-30).

«Um dia celebrava a Santa Missa o imortal Pontífice Leão XIII, grande entre os grandes da nossa época, no seu Oratório particular na presença apenas de alguns Monsenhores que o assistiam. Notaram estes nesse dia um acto extraordinário: que o Papa se deteve bastante tempo, em silêncio, como extático, entre a Consagração e a Comunhão, ouvindo-se-lhe alguns ténues soluços e queixumes que com dificuldade podia conter.

Terminada a missa, perguntaram-lhe se Sua Santidade se sentia mal de saúde... O Papa, sereno como era, e perfeitamente senhor de si mesmo, mas com visíveis mostras de comoção, disse-Ihes que, primeiro, se recolheria a dar graças ao Senhor pela celebração do Santo Sacrifício, como costumava, e depois lhes falaria.

Dada a acção de graças, Leão XIII referiu-lhes que durante aquele tempo de interrupção de sua Missa, Nosso Senhor lhe tinha dado a entender, não por visão, mas por conhecimento intelectual, que Satanás, repetindo, mas muito mais ousada e amplamente o que se refere no livro de Job, se tinha atrevido a pedir a Deus que lhe entregasse a Igreja de Cristo, ao menos por alguns anos, com permissão para a afligir e tentar, e assim experimentar a sua fidelidade. E que Deus pelos seus imperscrutáveis desígnios lhe tinha dado essa licença, mas só durante certo tempo e com estas duas condições: que não poderia atentar contra a vida da Igreja, nem tocar em nada no Sumo Pontífice.

Leão XIII acrescentou que isso não havia de suceder então, mas apenas passados alguns anos e após terríveis convulsões para todo o mundo. E pediu-lhes encarecidamente que guardassem estrito silêncio do que lhes tinha comunicado, enquanto ele vivesse. Este misterioso facto deve ter sucedido, segundo parece, no ano de 1888, treze anos antes da morte de Leão XIII, em plena lucidez das suas faculdades mentais e, por outro lado, tão alheio, pelo seu carácter intelectual e por todo o modo de ser, a qualquer ilusão imaginária e impressão meramente sensível...

Que influência exerceu sobre o grande Pontífice esta iluminação?

Nesse mesmo ano compôs por seu próprio punho uma oração que começa com estas palavras: «Ó Príncipe gloriosíssimo dos exércitos celestes, São Miguel Arcanjo, defendei-nos na batalha e na luta tremenda, que temos de travar contra os Principados e Potestades, contra os dirigentes deste mundo tenebroso, contra os espíritos malignos».

Além disso, redigiu em excelente latim outra oração mais breve, pedindo igualmente o auxílio do mesmo São Miguel «contra a malícia e ciladas do demónio» e dispondo que se rezasse de joelhos no fim da missa, prática que observaram os sacerdotes desde então até Setembro de 1964, isto é durante cerca de 80 anos. Fez ainda publicar um longo «Exorcismo contra Satanás e os anjos rebeldes».

Que terrível deveria ser a tormenta prevista para um Papa tão sereno, calmo e intelectual ter multiplicado os meios de defesa!

Não seremos chegados a esses tempos de terríveis ataques do inferno contra a Igreja»?

 

Assim este século nunca foi o século do povo, como se afirma para aí em programas e parangonas surrealistas, só porque quem o afirma acreditar na democracia, uma das grandes culpadas da derrocada da humanidade. O ateísmo e o comunismo, minando a consciência humana, muito em especial a dos governantes, fez crer que a democracia era a solução para os problemas do povo. Errado. Mentira. Ficou provado, que estas ideias, fomentadas pelo demónio, provocaram a derrocada da humanidade, que nunca desceu tão baixo e está às portas da auto-destruição.

  

Esta oração de Leão XIII a S. Miguel Arcanjo, só se deixou de rezar após o Concílio Vaticano II, o tal onde o fumo de satanás entrou e que foi reconhecido pelo próprio Papa Paulo VI, em 29 de Junho de 1972.

Papa Paulo VI, em 29 de Junho de 1972

 «Através de alguma fresta entrou o fumo de Satanás no templo de Deus. Chama-se diabo esse ser misterioso».

 

 É por isto que este século nunca foi o século do povo, mas ainda vai ser o século de Deus, porque Ele está prestes a vencer e a acorrentar o demónio e a jogá-lo no inferno.

Apocalipse 20,10

e o Diabo, que os enganava, foi lançado no lago de fogo e enxofre, onde estão a besta e o falso profeta; e de dia e de noite serão atormentados pelos séculos dos séculos.

 

O único regime que será verdadeiramente eficaz, e que há-de ser para o século que vem, tal como previsto nas Mensagens de La Salette, é a Teocracia, ou seja, o Poder de Deus.

Esta Teocracia opõe-se à democracia, tal como a humildade se opõe ao orgulho, tal como o Bem se opõe ao mal, tal como a Verdade se opõe à mentira, tal como Deus se opõe às forças infernais.

 

 

CIII5 - Os filhos do diabo

Toda a criatura tem em si o desejo da Salvação. Umas mais outras menos, mas todas têm o desejo, chamemos-lhe o instinto de Salvação, não só da vida física mas também da Salvação da alma para a vida Eterna.

A alma que vai pelos caminhos de perdição e acaba por ir para o inferno, é uma alma que opta por ir para o inferno. O inferno é na verdade um local, talvez mesmo físico, onde há uma ausência total de Deus, onde essa ausência total de Deus é o maior castigo, provocando um sofrimento indizível. É a alma que se condena a si própria e se afasta de Deus e portanto com esse afastamento se projecta e entra no inferno. À medida que se vai afastando de Deus, vai criando o seu próprio inferno, e a tal ponto esse afastamento aumenta, que acaba por criar essa tal ausência total de Deus e o consequente e imenso sofrimento.

Esta opção, entre o ir para o Céu ou para o inferno depois da morte física, faz-se ainda em vida. Só em vida esta opção é possível. Só em vida o arrependimento aceite por Deus é possível. Quando o homem morre, a sua vontade fixa-se para sempre e não pode ser alterada, Por isso, a nossa eternidade é determinada por nós próprios em vida.

Por isto também, o diabo tenta de tudo para em vida nos levar a optar por vivermos sem Deus, iludidos em prazeres, luxos, poder, orgulho, egoísmo, paixões, etc., etc.. e assim vivendo afastada de Deus toda uma vida, também na eternidade continua afastada de Deus, no inferno. E por isto se diz, que: "Só vai para o inferno depois da morte, quem já no inferno em vida vivia".

Quem em vida vive afastado de Deus, em vez de se parecer com Ele, cada vez se parece mais com aquele com quem de acordo vive, o diabo. Quem vive afastado de Deus transforma-se num autêntico diabo. Melhor dizendo, transforma-se num filho do diabo.

Dirão alguns ignorantes horrorizados que isto não é verdade, que é uma mentira, que é um exagero. Não, não é exagero nenhum. É a mais pura das verdades. Então dirão aqueles: Não somos todos nós filhos de Deus? Não, não é verdade.

O que nos ensina a Doutrina da Religião Católica, e que o diabo se encarregou de fazer cair em descrédito, é que todos somos criaturas de Deus, pelo Baptismo somos tornados filhos de Deus, mas pela nossa vida, vontade e opção o podemos deixar de ser, tornando-nos filhos do diabo. Esta verdade ficou perfeitamente esclarecida nos Evangelhos, quando Jesus fala duramente aos Fariseus.

S. Mateus 23,15

 15 Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas, porque percorreis o mar e a terra para fazer um prosélito; e, depois de o terdes feito, o tornais duas vezes mais filho do inferno do que vós.

 

E é através destes filhos do diabo, que ele vai obter preciosa ajuda para combater os filhos de Deus.

São pois filhos de Deus, aqueles que cumprem os seus mandamentos. São filhos do diabo, aqueles que desprezam os mandamentos de Deus e vivem de acordo com o espírito de rebelião do diabo, seu pai adoptivo.

1S. João 3,10

 10 Nisto são manifestos os filhos de Deus, e os filhos do Diabo: quem não pratica a justiça não é de Deus, nem o que não ama a seu irmão.

 

CIII6 - O espírito de Rebelião é o Espírito do diabo

Como já vimos, o que levou Lúcifer a cair e a rebelar-se contra Deus, foi o Orgulho.

É incutindo orgulho nos homens, que o diabo consegue levá-los a rebelar-se, a ficarem cheios de rebelião contra Deus e os seus Mandamentos, contra a Sua Lei, contra a Sua Igreja e os seus mandamentos, contra os bons propósitos suscitados pelos Anjos da Guarda, contra o amor e a caridade.

Este espírito de rebelião levou os demónios a se julgarem maiores que Deus, e leva os homens a se julgarem capazes de viver sem Deus e desobedecerem aos seus Mandamentos.

Vassula, "Verdadeira Vida em Deus", VII volume, pág. 20, 23-12-93

 … quando virdes o Inimigo colocar-se precisamente onde não deveria estar, isto é, no Meu Santuário, Meu Lugar de Residência, quando virdes esse Rebelde, a pretender ser bem maior que tudo quanto os homens chamam "Deus", bem maior que tudo quanto é venerado, e que ele mesmo se entroniza no Meu Santuário, pretendendo ser Deus, …

 

O grande objectivo do demónio, do rebelde, é profanar o Santuário de Deus. Este Santuário significa duas coisas, a nossa alma e o Vaticano, mas não conseguirá os seus intentos enquanto O Papa João Paulo II estiver investido das suas funções.

Vassula, "Verdadeira Vida em Deus", VII volume, pág. 112, 3-10-94

 A rebelião esta já em acção, mas em segredo e aquele que a impede (João Paulo II) terá primeiro de ser retirado, antes que o Rebelde profane abertamente o Meu Santuário.

 

Vassula, "Verdadeira Vida em Deus", VII volume, pág. 133, 24-10-94

 mas o espírito de rebelião, agora bem próspero, atingiu o máximo de rebelião. Esta era a grande tribulação de que Eu Mesmo vos tinha avisado.

 

 

 

Vassula, "Verdadeira Vida em Deus", VII volume, pág. 250, 30-5-95

A arrogância, a violência, a cobiça, a vaidade, a maldade que ultrapassou a maldade dos demónios, a rebelião contra Mim e contra tudo o que é santo, e todos os vícios que poderão levar a vossa alma à ruína, é o que pratica a maior parte desta geração.

 

Na sua perversidade e inteligência, o demónio instila o mal através de meios sofisticados e sub-reptícios, de tal maneira, que muitas vezes engana mesmo os mais advertidos e cautelosos. A inteligência não é suficiente para detectar se determinadas coisas vêm ou não do demónio, porque muitas das suas investidas são feitas progressivamente, como que anestesiando a vítima, enganando-a aos poucos, até a enganar por completo e a ter à sua mercê.

O espírito de rebelião faz perverter tudo e todos, lançando a confusão e semeando a discórdia dentro das famílias, nas paróquias com os grupos de oração, nas instituições, na sociedade e na vida partidária, cultural, e desportiva, nos países e entre os diferentes governos, no seio da própria Igreja.

O espírito de rebelião incutido pelo demónio, leva as criaturas a fazerem tudo aquilo que se opõe à Doutrina de Jesus Cristo.

Na família, suscita o desrespeito dos filhos para com os pais, tornando-os desobedientes, infringindo assim os mandamentos prescritos na Bíblia.

Quarto Mandamento da Lei de Deus.

Êxodo 20,12

 12 Honra a teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o Senhor teu Deus te dá.

 

Carta de S. Paulo aos Efésios.

Efésios 6,1-3

 1 Vós, filhos, sede obedientes a vossos pais no Senhor, porque isto é justo.

2 Honra a teu pai e a tua mãe (que é o primeiro mandamento com promessa)

3 para que te vá bem, e sejas de longa vida sobre a terra

 

Carta de S. Paulo aos Romanos.

Romanos 1,28-30

 28 E assim como eles rejeitaram o conhecimento de Deus, Deus, por sua vez, os entregou a um sentimento depravado, para fazerem coisas que não convêm

29 estando cheios de toda a injustiça, malícia, cobiça, maldade; cheios de inveja, homicídio, contenda, dolo, malignidade;

30 sendo murmuradores, detractores, aborrecedores de Deus, injuriadores, soberbos, presunçosos, inventores de males, desobedientes ao pais;

 

As mulheres, tendo sido criadas para serem as fiéis companheiras do homem e educarem os filhos,

(Génesis 2,18)

18 Disse mais o Senhor Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma auxiliar que lhe corresponda.

 

abandonam os lares e a educação dos filhos, para irem cumprir tarefas estranhas fora de casa, querendo tornar-se iguais aos homens, por questões de orgulho e de competitividade, deixando assim que as suas crianças sejam terrivelmente mal educadas, sem princípios e sem moral, fazendo com que quando essas mesmas crianças se tornam homens, sejam completamente destituídas de princípios morais e sem capacidade de distinguir o Bem do mal. Inventam para cúmulo de expressão do seu orgulho e desobediência às leis de Deus, de que "o futuro do homem é a mulher". O futuro do Homem (e da Mulher) é Deus e o Paraíso. Enganadas, as mulheres, que vão para lugares importantes de estado, pensando que vão fazer algo de positivo, se ficassem em casa, cuidando do lar, rezando e educando os seus filhos, faziam mil vezes mais do que nas empresas, nas Assembleias e nos governos, onde só dão tristes exemplos do que a mulher não devia ser, exposição perfeita daquilo para o que a mulher não foi criada. Este feminismo desenfreado que o ateísmo incute nas mulheres, é suscitado pelo demónio, que tal como no Paraíso terrestre enganou Eva, agora engana as suas descendentes com sonhos arrogantes de grandeza e de poder.

Génesis 3,1-6

 1 Ora, a serpente era o mais astuto de todos os animais do campo, que o Senhor Deus tinha feito. E esta disse à mulher: É que Deus disse: Não comereis de toda árvore do jardim.

2 Respondeu a mulher à serpente: Do fruto das árvores do jardim podemos comer,

3 mas do fruto da árvore que está no meio do jardim, disse Deus: Não comereis dele, nem nele tocareis, para que não morrais.

4 Disse a serpente à mulher: Certamente não morrereis.

5 Porque Deus sabe que no dia em que comerdes desse fruto, vossos olhos se abrirão, e sereis como Deus, conhecendo o bem e o mal.

6 Então, vendo a mulher que aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento, tomou do seu fruto, comeu, e deu a seu marido, e ele também comeu.

 

Primeira Carta de S. Paulo aos Coríntios.

1Coríntios 11,8-9

8 Porque o homem não proveio da mulher, mas a mulher do homem

9 nem foi o homem criado por causa da mulher, mas sim, a mulher por causa do homem.

 

Esta tentação dos tempos contemporâneos provém do mais profundo dos infernos, para subverter a sociedade e fazer com que as mães deixem de dar o carinho, amor e educação aos seus filhos, para evitar que as mães transmitam aos filhos o bem mais precioso que elas melhor que qualquer homem, isso sim, são capazes de transmitir: amor verdadeiro a Deus e ao Próximo.

Se as mães nunca tivessem saído de casa, abandonando a educação dos filhos, se sempre lhes tivessem dado carinho e amor, em troca de irem fazer o que compete aos homens, o mundo seria totalmente diferente, seria um mundo bem melhor. Tal como através da queda de Eva o homem perdeu o Paraíso terrestre, também hoje pela mulher e pela sua subversão, que contraria em absoluto a Ordem Divina, o homem se distanciou cada vez mais de Deus.

Tudo se resume em cumprir a Vontade de Deus. Deus criou assim o mundo e o Homem, e portanto é assim que devemos viver, se quisermos verdadeiramente vivermos em obediência à Vontade de Deus.

Quantas vezes nos questionamos de qual será a Vontade de Deus para connosco? Neste campo, de sabermos qual a Vontade de Deus, a vida está extremamente facilitada para as mulheres e para os filhos, já que a expressão da Vontade de Deus para as mulheres casadas, é a vontade dos seus maridos, assim como a expressão da Vontade de Deus para os filhos, é a Vontade dos seus pais. O marido e o pai, até podem se enganar quanto ao exprimirem a vontade de Deus, mas as mulheres e os filhos obedecendo-lhes nunca errarão!

Efésios 5,23

 23 porque o marido é a cabeça da mulher, como também Cristo é a cabeça da igreja, sendo ele próprio o Salvador do corpo.

 

As mulheres e os filhos, cumprindo a Vontade de Deus, alcançarão assim a sua glória e recompensa na Terra e nos Céus, pois foi assim que a Virgem Maria, tornando-se a mais humilde das criaturas e a serva de Deus, foi tornada por Deus a Rainha dos Céus e da Terra e de todo o Universo, a mais poderosa de todas as Criaturas.

Lucas 1,38

 38 Disse então Maria. Eis aqui a serva do Senhor; cumpra-se em mim segundo a tua palavra. E o anjo ausentou-se dela.

 

 

Apocalipse 12,1

1 E viu-se um grande sinal no céu: uma mulher vestida do sol, tendo a Lua debaixo dos seus pés, e uma coroa de doze estrelas sobre a Sua cabeça.

 

A humildade, porque se opõe ao orgulho é a fonte de todas as virtudes, é a chave do Céu e a nossa coroa de glória aos olhos de Deus e no Céu para a Eternidade.

Marcos 9,35

35 E ele, sentando-se, chamou os doze e disse-lhes: se alguém quiser ser o primeiro, será o último de todos e o servo de todos.

 

O exemplo que as mulheres devem seguir é o da Virgem Maria, Mãe de Jesus. A mulher deve ser humilde, cumpridora dos seus deveres e obediente e submissa ao seu marido. E isto não é machismo, mas sim abnegação à Vontade de Deus. E não tema a mulher de ser submissa ao seu marido, pois o marido da mesma forma tem de ser submisso a Deus e a Ele prestar contas, pois Deus mandou o homem amar a sua mulher como à sua própria carne. E qual o homem temente a Deus que faz mal à sua própria carne, quando Deus o manda amá-la e dar a sua própria vida por ela se assim for necessário?

Efésios 5,25.28

 25 Vós, maridos, amai a vossas mulheres, como também Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela.

28 Assim devem os maridos amar a suas próprias mulheres, como a seus próprios corpos. Quem ama a sua mulher, ama-se a si mesmo.

 

Sendo a família a base e as fundações de todo o edifício social, minando aquela, conquista-se e destrói-se este.

A árvore que nasce de semente podre, nunca pode dar bom fruto…

 

CIII7 - Discernir - Vem de Deus ou do diabo?

É-nos ensinado nos bancos da Catequese, que temos 3 tipos de inimigos: o mundo, a carne e o diabo. Nestes 3 tipos de agentes que trabalham contra nós, os dois primeiros são habilmente utilizados pelo terceiro, ou seja, o diabo manipula os seus filhos de maneira hábil, para que em conjunto e naqueles meios, mundo e carne, se conjuguem para derrubar a alma, levando-a atrás das paixões suscitadas pela carne e pelo mundo que a rodeia.

O demónio, enquanto espírito, comunica com o nosso espírito de uma forma directa. Pela forma como nós fomos criados, esta comunicação não é assumida por nós como sendo real, ou seja, não guardamos dela uma prova palpável e comprovável. Esta comunicação de espírito a espírito, não tem as mesmas características das comunicações de homem para homem, e por conseguinte, não é considerada pela maioria das pessoas como perigosa e digna de ser considerada. Se há tantos e tantos homens que nem acreditam em espírito, como pensar que esta comunicação possa ser levada a sério. No entanto ela é bem real e perigosa. Estas comunicações funcionam segundo a linguagem dos psicólogos a um nível de que eles chamam de subconsciente, talvez mesmo a nível inconsciente. Mas que ela se verifica, disso não podemos ter dúvidas, e por ser tão ténue em termos palpáveis, é extremamente perigosa e eficaz, difícil de detectar e com resultados garantidos.

A indução diabólica sobre as criaturas de Deus, é sempre encoberta e disfarçada, por isso nós na maioria das vezes não detectamos facilmente a sua proveniência. Quanto mais nos vamos apercebendo das astúcias do demónio, mais ele vai requintando os seus estratagemas. Sabendo muito bem disto, Jesus deixou-nos o método infalível para discernirmos a proveniência ou fonte das sugestões que recebemos: os frutos.

Só os frutos de uma acção, sugestão, indução, tentação, não interessa como se lhe queira chamar, podem determinar se a causa que os motivou, veio de Deus ou do demónio. E não se pense que há mais métodos eficazes para determinar se uma coisa vem ou não Deus ou do diabo. Só os frutos são capazes de nos fazer concluir qual a proveniência.

As más induções podem vir veiculadas por terceiros, ou seja, más companhias, maus amigos, maus conselhos, falsas profecias, mas venham eles donde vierem, a fonte é sempre a mesma - o diabo.

Mateus 7,15-20

 15 Guardai-vos dos falsos profetas, que vêm a vós disfarçados em ovelhas, mas interiormente são lobos devoradores.

16 Pelos seus frutos os conhecereis. Colhem-se, porventura, uvas dos espinheiros, ou figos dos abrolhos.

17 Assim, toda árvore boa produz bons frutos; porém a árvore má produz frutos maus.

18 Uma árvore boa não pode dar maus frutos; nem uma árvore má dar frutos bons.

19 Toda árvore que não produz bom fruto é cortada e lançada no fogo.

20 Portanto, pelos seus frutos os conhecereis.

Os 3 grandes e principais frutos que se confrontam são:

Paz - versus - Guerra e Discórdia

União - versus - Desunião

Aproximar de Deus - versus - Afastar de Deus

Tudo o que provém de Deus, produz em nós a Paz, conduz-nos à união com os que nos rodeiam e aumenta o nosso amor por eles e leva-nos a nos aproximarmos de Deus e da Sua Igreja e ao cumprimento da Sua Vontade e dos Seus Mandamentos.

Tudo o que provém do demónio, produz os efeitos contrários, ou seja, tira-nos a Paz, aflige-nos e enerva-nos, conduzindo-nos à discórdia e a guerras, cria a desunião entre as pessoas e dentro dos grupos e afasta-nos de Deus, levando-nos a rebelar contra a Sua Vontade e a não cumprirmos os Seus Mandamentos.

Há no entanto que fazer aqui um parênteses importante, porque se refere a uma circunstância frequente, e que é o de em conversas sobre religião, certas Verdades serem ditas, e provocarem quer enorme exasperação nalguns, discussões entre outros que nelas participam, quer paralelamente criar climas de guerra e discórdia. Nestas situações, quem desprevenido for nestas lides, podia-se sentir tentado a julgar e afirmar, que a "verdade" proferida, não era coisa boa e não provinha de Deus, ou seja, não era inspirada pelo Espírito Santo, pois provocara discussão e mau clima. Mas atenção! Quando isto se passa, o que causa o mau clima, não é a Verdade que foi enunciada, mas sim a reacção de quem a ouviu e não gostou, que levada pelo espírito de rebeldia, do qual já bastante falámos, esse sim criar um ambiente contestatário, um clima de guerra e de discussões.

Esta situação era corrente entre Jesus e os fariseus, a tal ponto, que os fariseus sempre o rondavam, tentando apanhá-Lo em falso para o poderem condenar.

Lucas 4 ,20-21.28-30

 20 E fechando o livro, devolveu-o ao assistente e sentou-se; e os olhos de todos na sinagoga estavam fitos nele.

21 Então começou a dizer-lhes: Hoje se cumpriu esta escritura aos vossos ouvidos.

28 Todos os que estavam na sinagoga, ao ouvirem estas coisas, ficaram cheios de ira.

29 E, levantando-se, expulsaram-no da cidade e o levaram até o despenhadeiro do monte em que a sua cidade estava para dali o precipitarem.

30 Ele, porém, passando pelo meio deles, seguiu o seu caminho.

 

Como nunca o conseguiram, acabaram por condenar a Jesus injustamente e pregaram-nO numa cruz.

Neste Capítulo foi enunciado o inimigo número um da humanidade e os seus estratagemas de ataque e sedução.

Alertados pois para os perigos que nos rondam constantemente, podemos agora, mais seguros e alerta, prosseguir a caminhada.

 

EPÍLOGO

O Papa Paulo VI um dia afirmou:

"ù Mais vale acreditar numa mentira, do que não acreditar numa Verdade. Pois Deus, por termos acreditado na mentira, há-de recompensar-nos pela nossa Fé, mas, por não termos acreditado na Verdade, há-de pedir-nos contas da nossa incredulidade".

"ù Por isso, homem, este é um tesouro que entrego à tua guarda!

Podes condenar-te com ele nas mãos, ou, Salvar-te, se o depositares no teu Coração!

A Escolha é tua…"