Aparições de Nossa Senhora de Gietrzwald, Polónia

 

                                                                          

Nossa Senhora de Gietrzwald

Resumo

Nossa Senhora apareceu pela primeira vez a Justyna Szafrynska com 13 de idade quando ela voltava para casa com sua mãe, depois de ter feito um exame antes de receber a Primeira Comunhão. No dia seguinte, Barbara Samulowska, de 12 anos, também viu a "Senhora brilhante" sentado num trono com Cristo menino entre os anjos sobre um plátano em frente da igreja enquanto recitava o Rosário. As meninas perguntaram: "Quem é você?" Ela respondeu: "Eu sou a Santíssima Virgem Maria da Imaculada Conceição!". "O que você precisa, mãe de Deus?", elas perguntaram, e a resposta foi: "Desejo que vós reciteis o terço todos os dias!"

 

 Cronograma

19 de Maio de 1352

Carta que estabeleceu para a fundação da vila de Gietrzwald. Uma capela de madeira foi erguida e o padre Jan Sterchen realizou seu ministério lá. Durante as guerras entre a Polónia e os Cavaleiros Teutónicos, a aldeia e a capela foram destruídas.

Século 15

Um santuário sem corredores foi instalado na base de pedra.

1500

Consagração do santuário, sob a invocação da Natividade de Nossa Senhora, pelo Bispo Auxiliar Jan Wilde.

1790

O bispo Ignacy Krasicki investiu a igreja com dois novos títulos: St. John Apostle e Sts. Peter e Paul Apostles.

século 19

O pároco Jozef Jordan liderou uma ampliação da igreja. Ele fortaleceu a base e as paredes. O santuário adquiriu a forma actual da cruz romana no lugar do rectângulo anterior. Foi também durante este tempo que derrubaram a torre de madeira e ergueram uma de tijolo com uma cobertura gótica. O telhado da igreja estava coberto com telhas e a torre com chapa metálica.

27 de Junho de 1877

Nossa Senhora apareceu pela primeira vez a Justyna quando ela voltou para casa com a mãe depois de ter feito um exame antes de receber a Primeira Comunhão.

28 de Junho de 1877

Barbara Samulowska também viu a "Senhora brilhante" sentado num trono com Cristo menino entre os anjos sobre plátano em frente da igreja enquanto recitava o Rosário. As meninas perguntaram: "Quem é você?" Ela respondeu: "Eu sou a Santíssima Virgem Maria da Imaculada Conceição!". "O que você precisa, mãe de Deus?", elas perguntaram e a resposta foi: "Desejo que reciteis o terço todos os dias!"

30 de Junho de 1877

Justyna perguntou: "O que você precisa Mãe Sagrada"? E ela ouviu a resposta: "Eu preciso, para que rezes o Rosário todos os dias".

1 de Julho de 1877

Neste dia, os filhos da paróquia de Gietrzwald receberam a primeira comunhão. Justyna perguntou durante a oração do Rosário 
sob o plátano "Quem é você?", e a Santa Mãe respondeu: “Eu sou a Santíssima Virgem Maria, Imaculada Concebida! "

3 de Julho de 1877

As meninas pediram à Santa Mãe "Se as pessoas doentes que vêm aqui, serão curadas?" A Santa Mãe respondeu: "O milagre 
acontecerá, e depois disso os doentes serão curados", e depois disse: "Deixe os enfermos rezar o Rosário".

10 de Julho de 1877

O primeiro relato escrito das aparições de Gietrzwald foi fornecido pelo Pelplin "Pielgrzym" (Pilgrim) que comparou os eventos com o que aconteceu um ano antes em Marpingen.

28 de Julho de 1877

Sobre a questão, o que significa, se alguém jura falsamente. A Santa Mãe respondeu: "Essa pessoa não merece ir para o Céu. Essa pessoa é induzida a fazê-lo por Satanás".

1 de Agosto de 1877

Bárbara perguntou: "Se as paróquias órfãs receberão os sacerdotes em breve?" - A Santa Mãe respondeu: “Se as pessoas orarem com zelo, no momento em que a Igreja não seja perseguida, as paróquias órfãs receberão os sacerdotes! "

8 de Setembro de 1877

Por volta das sete horas da noite, a Santa Mãe abençoou a primavera e disse as palavras: "Agora, as pessoas doentes podem tomar essa água para a sua cura". Os peregrinos têm tomado água de cura desde então.

16 de Setembro de 1877

Por volta das cinco horas da tarde, a Santa Mãe abençoou, no início, a sua própria imagem na pequena capela, e depois disso abençoou todas as pessoas que pediram isso e também as restantes. No final, ela disse: "Rezem o Rosário com zelo!"

 

O bispo Filip Krementz, administrador da diocese, exigiu um relatório detalhado do pároco e enviou delegados a Gietrzwald para observar o estado e o comportamento das videntes durante as aparições, preparar o registo de seus depoimentos e colher observações de Peregrinos e clérigos. 

Os delegados do Bispo confirmaram que as aparições não pareciam fraudulentas e que as meninas se comportavam normalmente. Eles relataram que as meninas não pareciam estar buscando lucro ou reconhecimento e possuíam modéstia, sinceridade e simplicidade.

16 de setembro de 1877

A última aparição ocorre.

1878

Depois de receber os resultados das comissões para examinar a autenticidade das aparições, o bispo Filip Krementz promoveu a publicação em alemão e em polaco do estudo do Padre Franciszek Hipler intitulado "As Aparições de Nossa Senhora em Gietrzwald aos Povos Católicos de acordo com os Documentos Oficiais ".

18 de Setembro de 1927

No quinquagésimo aniversário da aparição, muitos peregrinos reuniram-se para Gietrzwald. O New Records Office de Varsóvia nos informa que mais de 1500 pessoas chegaram da Polónia.

10 de Setembro de 1967

O Primado da Polónia, cardeal Stefan Wyszynski, visitou o santuário para comemorar o nonagésimo aniversário das aparições e coroou o ícone do milagre, dizendo: "Estamos colocando as coroas de ouro em Vossas têmporas, a Santa Mãe de Warmia, que Vós, sendo a Mãe possa reinar, estamos ajoelhando diante de Vós no espírito de devoção total por Vossa obra maternal, para proporcionar à Polónia paz e espírito de unidade. Nós pedimos que nos ensineis a nos entregarmos sempre aos poderes do Senhor do Evangelho, tenhamos afecto a Deus e às pessoas, e a todos os requisitos de carinho cumprido. Queremos chegar até Vós, confiantes de que sempre de nós cuidareis, sempre recebereis e sempre nos ouvireis ". 

Ao mesmo tempo, a Santa Sé permitiu a introdução da festa da Santíssima Virgem de Gietrzwald na diocese de Warmia no dia 8 de Setembro com os próprios especiais da Missa e do Breviário.

2 de Fevereiro de 1970

O Papa Paulo VI elevou a igreja em Gietrzwald ao posto de Basilica Menor.

11 de Setembro de 1977

Centésimo aniversário das aparições de Nossa Senhora em Gietrzwald. Muitos fiéis reuniram-se com os representantes da Conferência Episcopal da Polónia encabeçada pelo cardeal Karol Wojtyla que rezava: "Lembre-se, bem-aventurada Virgem Maria, ninguém ouviu que alguém que confiou suas necessidades à sua bondade maternal foi desapontado. Com confiança em face disto, imploramos o poder do Vosso Coração, estamos entregues em Suas mãos generosas, a saúde de Vosso servo e nosso Primaz. Veja a sua lealdade e devoção, com as quais ele tem servido, por muitos anos, como sacerdote e bispo, e restabelecei todas as suas forças para que ele possa ver a sua glória nos dias do jubileu da basílica de Nossa Senhora de Czestochowa e direcionar a Igreja da Polónia por muitos anos." O primaz, que estava muito doente, recuperou.

11 de Setembro de 1977

Durante as cerimónias, o decreto do Bispo de Warmia, Jozef Drzazga, foi lido, aprovando a devoção às aparições de Nossa Senhora em Gietrzwald, não contradizendo a fé e a moral cristãs e reconhecendo a natureza milagrosa e divina dos acontecimentos.

Descrição da Virgem Maria

A Virgem Maria apareceu como uma "Dama Brilhante" sentada num trono com o Cristo menino entre os Anjos.

Mensagens

Entre muitas perguntas sobre saúde e salvação de várias pessoas, as crianças também fizeram o seguinte: "Será que a Igreja no Reino da Polónia se libertará?" "Será que as paróquias desertas no sul da Warmia receberão seus sacerdotes em breve?" Eles ouviram em resposta: "Sim, se as pessoas orarem ardentemente, então a Igreja não será oprimida, e as paróquias desertas receberão os sacerdotes".

A essas questões foi evidenciada por opressões da Igreja Católica no Reino da Polónia pela Rússia czarista após a revolta de Janeiro de 1863 e pela limitação de sua influência no sector prussiano da Polónia dividida no período de Kulturkampf.

As respostas de Nossa Senhora trouxeram consolo aos polacos. Eles realmente se tornaram verdade. Por isso, um grande número de polacos de todos os distritos fizeram visitas a Gietrzwald. Devido a isso, as autoridades prussianas assumiram imediatamente uma atitude negativa resoluta em relação às aparições. A administração local, a imprensa alemã e parte do clero, as assumiram, de acordo com o bispo Jan Oblak, como uma manifestação política, uma manifestação nacional polaca, fraudulenta e supersticiosa, alegadamente perigosas para o estado, o progresso e a paz pública. Eles infligiram vários castigos aos peregrinos polacos, aos pais polacos, ao pároco local, o padre Augustyn Weichsel, incluindo prisão, imposição de multas e suspensão na capacidade de ministério. 


Milagres e sinais 


O impacto das aparições em Warmia foi enorme. Mais notavelmente, houve um renascimento da vida moral e um aumento da consciência dos crentes. Cinco anos após os acontecimentos, num relatório datado de 27 de Setembro de 1882, o padre Augustyn Weichsel escreveu: "Não só a minha paróquia, mas todo o bairro tornou-se mais piedoso após as aparições. Isso foi evidenciado pela recitação comum do Santo Rosário em todos as casas, a admissão ao mosteiro de muitas pessoas, o atendimento regular à igreja (...) Os bons efeitos das aparições espalhadas por toda parte, também se infiltraram no Reino da Polónia e na Rússia (...) Um resultado aparente foi o hábito da recitação colectiva do Rosário todos os dias. No sul de Warmia, o Rosário foi orado praticamente em todas as casas, bem como nas casas das paróquias das dioceses de Chelmno, Poznan e Wroclaw ". Na aldeia do rio Gilwa, os paroquianos recitavam o Rosário na igreja três vezes por dia: de manhã, de tarde e à noite Além disso, houve numerosos casos de conversões de pecadores. Os Sacramentos Sagrados foram frequentemente recebidos. O primaz da Polónia, o cardeal Stefan Wyszynskit, estava muito doente para participar do centésimo aniversário das aparições de Nossa Senhora em Gietrzwald. Grandes multidões de fiéis reuniram-se com a Representantes da Conferência Episcopal da Polónia liderada pelo cardeal Karol Wojtyla que rezava: "Lembre-se, bem-aventurada Virgem Maria, ninguém ouviu que alguém que confiou suas necessidades à sua bondade maternal foi desapontado. Com confiança em face disto, imploramos o poder do Vosso Coração, estamos entregues em Suas mãos generosas, a saúde de Vosso servo e nosso Primaz. Veja a sua lealdade e devoção, com as quais ele tem servido, por muitos anos, como sacerdote e bispo, e restabelecei todas as suas forças para que ele possa ver a sua glória nos dias do jubileu da basílica de Nossa Senhora de Czestochowa e direcionar a Igreja da Polónia por muitos anos." 


Aprovação

Depois de receber os resultados das comissões para examinar a autenticidade das aparições, o bispo Filip Krementz em 1878 promoveu a publicação em alemão e em polaco do estudo do padre Franciszek Hipler intitulado "As aparições de nossa senhora em Gietrzwald para o povo católico de acordo com a Documentos oficiais".

Durante as cerimonias para o 100º aniversário das aparições, o decreto do Bispo de Warmia, Jozef Drzazga, foi lido: "Tendo em conta a conformidade das aparições de Gietrzwald com a fé e a moral, a integridade dos destinatários dessas aparições e a Os maiores efeitos das aparições de Gietrzwald ao longo de todo o século, para uma maior glória do Deus Único em Três Pessoas, Pai, Filho e Espírito Santo, em louvor da Santíssima Virgem Maria da Imaculada Conceição, em virtude do nosso ofício pastoral ordinário da santa Igreja Diocesana de Warmia, aprovamos a devoção às Aparições de Nossa Senhora em Gietrzwald, não contradizendo a fé e a moral cristãs, cuja natureza milagrosa e divina não pode ser excluída!” 

O Memorial de Nossa Senhora de Gietrzwald é comemorado a 8 de Setembro. 


Orações

Hino à Santíssima Virgem Maria de Gietrzwald 
por Andrzej Samulowski 

Foi apenas o pôr-do-sol, 
Quando a maravilhosa e brilhante estrela 
surgiu na terra de Warmia 
Para lançar luz com seus raios. 
Esta notícia quase por um milagre 
foi espalhada entre as pessoas, 
longe e perto, eles diriam: 
na Warmia, há novos milagres. 


Oração tradicional 

Mãe de Nosso Senhor, curadora de almas e corpos humanos, Senhora de Gietrzwald, Vós que abençoastes este lugar com Vossa presença, por favor, voltai os Vossos olhos amorosos para mim e pedi ao Vosso Filho Jesus Cristo os favores que eu preciso (mencionar o pedido).

Links 

Site oficial do Santuário de Nossa Senhora de Gietrzwald