Aparições de Nossa Senhora de Lezajsk, Polónia

 


Lezajsk, Polônia (1578)

Resumo
Um bom lenhador, chamado Thomas Michalek, viu uma luz brilhante na floresta. A Virgem pediu-lhe para alertar as autoridades para construir uma igreja. Thomas, assustado, não fez nada. A Virgem, então, apareceu novamente, pedindo-lhe que agisse e acabasse o silêncio. Thomas foi às autoridades, mas não acreditaram nele. Após a morte do pároco, uma capela foi finalmente construída.

 

Cronograma

1578

Um piedoso lenhador chamado Thomas Michalek, através de uma floresta, viu uma luz brilhante, na qual a Virgem Santíssima se manifestava. Falando-lhe, a Virgem disse: " Thomas, eu escolhi este lugar. Aqui meu Filho será amado e respeitado e quem invocar minha intercessão receberá minha  bênção". Nossa Senhora pediu-lhe para alertar as autoridades para que fosse construída uma igreja. Thomas, assustado, não fez nada.

 

A Virgem, então, apareceu novamente, pedindo-lhe que agisse e acabasse o silêncio. Thomas foi às autoridades para contar o sucedido, mas não acreditaram. Na verdade foi arrastado para o tribunal pelo cura do lugar, que era um incrédulo e suspeito.

 

Com a morte deste curador, o novo pároco, finalmente, construiu uma pequena capela.

1606

Maciej Pstrokonski, bispo de Bispo de Przemysl (1601-1608) construiu uma igreja maior no local da aparição.

2 de Julho de 1724

Henryk Firlej, bispo de Przemysl (1631-1635) confirma a origem sobrenatural do milagre.

8 de Setembro de 1752

Papa Bento XIVEle coroou a imagem com Waclaw Hieronim Sierakowski, bispo de Przemysl (1742-1760) , depois de ter abençoado pessoalmente a coroa.

Aparência da Virgem

Nossa Senhora manifestou-se numa luz brilhante.

Mensagens da Virgem

A Virgem disse a Tomé: "Thomas, escolhi este lugar. Aqui Meu Filho será amado e respeitado e todo aquele que invocar a minha intercessão receberá Minha bênção". Nossa Senhora pediu-lhe para avisar as autoridades para que fosse construída uma igreja. 


Santuário

Depois da morte do cura, o novo pároco finalmente construiu uma pequena capela. Em 1606, o bispo da diocese, Bispo Potrokonski, que se comprometeu com a construção de uma igreja maior com a ajuda do rei Sigismundo III. O seu sucessor, o bispo Henry Firliz, confirmou a origem sobrenatural do milagre. Em 8 de Setembro de 1752, o Papa Bento XIV coroa a imagem com o bispo Sierakowski, depois de ter abençoado pessoalmente a coroa. 


Aprovação

Maciej Pstrokonski, bispo de Bispo de Przemysl (1601-1608) construiu uma igreja maior no local da aparição em 1606; Henryk Firlej, bispo de Przemysl (1631-1635) confirma a origem sobrenatural do milagre; Em 8 de Setembro de 1752, o Papa Bento XIV acabou por coroar a imagem com Waclaw Hieronim Sierakowski, Bispo de Przemysl (1742-1760) , após ter abençoado pessoalmente a coroa. 


Fonte

A Dicionário das Aparições da Virgem Maria. René Laurentin e Patrick Sbalchiero,. Edição Art 2010 pp 
438-439.