MARIA - TODA BELA, TOTA PULCHRA!

"Sois toda Formosa, ó Maria, e não há mácula em Ti!"

"Olhai hoje para o esplendor celeste de vossa Mãe Imaculada

e deixai-vos atrair todos pela onda do meu suave perfume".

(MSM, 8.12.97)

 
1 - MARIA - Toda Bela, Tota Pulchra!, é a condição privilegiada da Pessoa da Virgem Maria, sem mancha e sem rugas, cuja perfeição de sua natureza humana é adornada pelos singulares Privilégios que o Criador lhe concedeu, distingüindo-A entre todas as criaturas humanas como a mais santa, a mais bela e a mais pura criatura. Nela habitando a plenitude do Espírito Santo, Espírito de Amor e de Luz, que A torna repleta da "graça santificante", e refletindo em sua natureza imaculada a imagem perfeita da Santíssima Trindade: a Predileção do Pai, o Amor e esplendor da Luz do Filho e a Fidelidade do Espírito Santo.
<<"Sou a Imaculada Conceição! Sou a única criatura isenta de toda mancha do pecado, mesmo do original. Sou toda bela, tota pulchra! Sou toda bela, porque fui chamada a ser a Mãe do Filho de Deus e a formar o rebento virginal, do qual deve desabrochar a Flor divina. Por isto o meu desígnio se insere no próprio mistério da vossa salvação. Deixai-vos envolver pelo meu manto de beleza, para que também vós sejais iluminados pela minha candura de céu, pela minha luz imaculada">>. (MSM, de 8.12.89).
2 - Maria Imaculada foi predestinada desde os primórdios da Criação como a Filha Predileta do Pai Celeste, assumindo por privilégio e desígnio de Deus, a condição da "Nova Eva", isenta de qualquer mancha do pecado pessoal até mesmo da culpa original, em previsão dos méritos antecipados de Jesus Cristo - o Verbo do Pai, que A escolheu por sua Mãe, encarnando-se no seu seio imaculado por obra e graça do Espírito Santo, a fim de que fossem cumpridas as promessas de salvação para a humanidade que se realizou com a vinda de Jesus Cristo ao mundo - o Salvador prometido, o Messias esperado e profetizado há séculos. <<"Em Mim vós vedes refletido o desígnio originário do Pai, que criou o homem à sua própria "imagem" e para sua maior glória. E o Pai Celeste se inclina sobre Mim com particular complacência">>. (MSM, 8.12.96). "O Espírito Santo descerá sobre ti, e a força do Altíssimo te envolverá com sua sombra. Por isso o Ente Santo que nascer de ti será chamado Filho de Deus" (Lucas 1, 35).
MARIA – FILHA PREDILETA
SANTA ANA E MARIA
 3 - Maria de Nazaré, predestinada desde sua conceição imaculada a cumprir a sublime missão que Deus lhe confiou de ser a primeira colaboradora na obra da Redenção, foi levada ao Templo para oferecer-se ao perfeito serviço do Senhor, à semelhança de Jesus, que também foi oferecido e consagrado a Deus no Templo. Consagrando-se ao serviço de Deus desde a infância, Ela vivia habitualmente no Templo, onde aprendeu a interpretar as Escrituras vivendo um período de silêncio e de mais intensa oração.
<<"No Templo a minha alma se abriu à luz do Espírito, que Me levava ao amor e à compreensão da sua Palavra. Eu era assim introduzida na participação dos mais arcanos mistérios, enquanto se Me revelava sempre mais claro o verdadeiro sentido da Sagrada Escritura.
No Templo o meu corpo era oferecido em ato de holocausto perene ao serviço de Deus, ato que eu realizava na oração e na alegria de cumprir com perfeição os humildes encargos que Me tinham sido confiados.
No Templo o meu Coração abria-se para um ato de puro e incessante amor para com o Senhor, ao passo que o desapego do mundo e das criaturas Me preparava, cada dia mais para dizer o meu perfeito SIM à sua vontade divina".>> (MSM, de 21.11.79).
4 - Desde o princípio da Criação, Deus exaltou e valorizou as virtudes da "figura feminina" em decorrência da humildade e santidade da Pessoa da Virgem Maria, preanunciada como "Aquela" que esmagaria a cabeça orgulhosa da serpente enquanto esta atentaria contra o Seu calcanhar, havendo portanto, inimizade entre Maria e o Demônio, entre a descendência dEla e a descendência do Dragão infernal. "Porque sem pecado, escolheu-Me a divina Trindade para Comandante e Vencedora da luta terrível contra satanás e todos os espíritos do mal". (MSM, 8.12.92). Por meio de EVA, a Mãe de todos os viventes, o pecado entrou no mundo trazendo a morte, os sofrimentos, as trevas, o orgulho, a soberba, a degradação moral e espiritual, a desobediência aos Mandamentos de Deus, as confusões, as guerras, as desordens de todo gênero, as doenças e toda sorte de males; por MARIA a Salvação veio como seu maior Dom que é JESUS, o Redentor e o Salvador da humanidade remida e salva por Ele.
<<"Sou a Porta que se abre à esperança. No momento em que toda a humanidade, no pecado cometido pelos primeiros pais, conhece a hora da derrota e da morte, por causa da vitória da serpente, Eu sou preanunciada como "Porta" que se abre para fazer descer sobre o mundo a esperança. JESUS é a descendência vitoriosa de Maria, que esmagará para sempre a cabeça da serpente e obterá a sua definitiva vitória sobre satanás, sobre o mal e sobre a morte".>> (MSM, 8.12.91).

MARIA - SERVA DE DEUS

5 - "Deus te Salve, Maria, Cheia de Graça, o Senhor é Contigo!", saúda o Arcanjo São Gabriel à humilde Serva do Senhor - MARIA, que em êxtase de beatitude sobre-humana é envolvida pela auréola de candura celeste trazida pela presença do Anjo; e perturbando-se com a saudação angélica, Maria ficou a pensar no que significaria aquela visita de luz sobrenatural tão providencial. Mas, o Mensageiro Celeste tranqüiliza-A, dizendo-Lhe: "Não temas, Maria, pois encontraste graça diante de Deus!" (Lucas 1, 30), ou seja, "És tu, a 'muito amada' de Deus, a Bendita entre todas as criaturas porque soubeste cumprir tão perfeitamente a missão que te confiou o Altíssimo a teu respeito". E naquela visita sobrenatural o Ancanjo Gabriel anunciava que Maria fora escolhida para ser a Mãe do Verbo, do Filho de Deus, do Messias há tanto tempo esperado. <<"Eis aqui a Serva do Senhor. Faça-se em mim, segundo a tua palavra">> (Lucas 1, 38), concluía Maria o seu diálogo com o Anjo dizendo o seu "SIM" à vontade de Deus, para cumprimento das profecias de salvação para a humanidade. O Anjo retirou-se após receber o consentimento de Maria.
<<"O Arcanjo Gabriel veio realmente a Mim e a sua luz, mais brilhante que o sol, inundava completamente a minha pobre casa de Nazaré: os meus olhos a viram; os meus ouvidos ouviram a sua voz; houve verdadeiro colóquio entre nós. Às minhas perguntas corresponderam as suas respostas; às minhas apreensões interiores, as suas serenas e confortadoras explicações.
Foi também pelo precioso auxílio dele que a minha mente se abriu para compreender o desígnio de Deus, que o meu Coração se abriu para acolher o Verbo de Deus e a minha vida se uniu de maneira perfeita ao Espírito Santo, do qual Me tornei Esposa muito amada.
E foi o Arcanjo a acolher o meu SIM e a depositá-lo sobre o altar celeste, para perfeita glorificação da Santíssima Trindade e para maior alegria de todas as falanges angélicas, das quais, naquele momento, Me tornei Senhora e Rainha".>> (MSM, 25.3.82).
 
6 - A exemplo da Maria Santíssima, perfeito Modelo de Fé, vivido no dia-a-dia num clima de muita oração e silêncio interior e exterior para interpretar e acolher os mistérios sobrenaturais de Deus, torna-se necessário que hoje também unamos o nosso "sim" ao da Virgem Maria, a fim de que o desígnio do Pai seja entendido e realizado; o Evangelho do Filho seja interpretado mediante a luz da intervenção sobrenatural; e o amor do Espírito Santo purifique o mundo que se tornou pagão e esquecido de Deus.
<<"O vosso "sim" de meninos obedientes seja deposto no SIM que a Mãe do Céu repete sem cessar ao seu Deus. - Então compreendereis os mistérios do Reino de Deus, que permanecem fechados aos grandes, aos soberbos, e são desvendados aos pequenos".>> (MSM, 25.3.82).
7 - SIM, PAI! - "Eis que venho, ó Senhor, para cumprir a vossa Vontade". Assim como Maria Santíssima preparou Jesus à perfeita docilidade à vontade do Pai, assim também Ela vem nos ajudar e ensinar a bem cumprir, e cumprir somente a vontade divina pela qual nos leva à santificação, que será deposta por Ela no Altar do Senhor como poderosa força de súplica e de reparação por todos os males e pecados que são cometidos diariamente, comprometendo a salvação das almas de tantos filhos espirituais a Ela confiados por Jesus, quando Ele morria na Cruz no meio de atrozes sofrimentos para redimir os homens de seus pecados, reconciliando-os com Deus.
<<"Sim, Pai, à tua vontade para que, assim como no Céu, também nesta terra, só a tua Vontade seja feita.
Sim, Pai, para que assim como no Céu, assim seja também na terra, deserta e jamais como agora tão ameaçada.
Sim, Pai, ao teu amor desprezado, à tua presença ultrajada, à tua Palavra recusada.
Sim, Pai, ao dom de imensa misericórdia que refulge em teu Filho. Pelo "SIM" da Virgem Mãe, para sempre nos destes Jesus salvação, Jesus vida, Jesus verdade, Jesus fonte de divina misericórdia, Jesus perfeita realização da vontade divina".>> (MSM, 25.3.81).
8 - Maria - a Serva de Deus, tem sido ao longo dos tempos invocada e venerada por todas as gerações como a Bem-Aventurada, através de inumeráveis Títulos de Honra e Homenagens, reverenciando-A e proclamando-A como "Nossa Senhora" diante das circunstâncias do tempo presente, em sinal e cumprimento da promessa de que Deus A exaltaria grandemente, em face das suas grandes virtudes de humildade, humanidade, obediência, castidade e pureza ao proclamar seu consentimento ao Arcanjo Gabriel de cooperar com Deus nos planos da salvação, tornando-se a Onipotência Suplicante em favor de todos que a Ela recorrem em suas aflições e necessidades materiais e espirituais suplicando a sua proteção e valimento perante Deus.. <<"Por isto, desde agora, me proclamarão bem-aventurada todas as gerações, porque realizou em Mim maravilhas Aquele que é poderoso e cujo nome é Santo. Sua misericórdia se estende, de geração em geração, sobre os que o temem". >> (Lucas 1, 48-50).
 
9 - Quando a Virgem Maria, Esposa fidelíssima, castíssima e muito amada do Espírito Santo, foi anunciada pelo Arcanjo Gabriel sobre a Encarnação do Verbo de Deus por virtude do Espírito Santo, Ela estava desposada com um varão da descendência da Casa de Davi chamado JOSÉ - o Justo, o Santo, cuja natureza humana muito se assemelhava a de sua Esposa devido às grandes virtudes de humanidade e santidade que alcançaram a predileção do Pai Celeste para cooperarem com Ele nos desígnios da Obra da Redenção. O Anjo do Senhor apareceu em sonho a José e lhe disse: - "José, filho de Davi, não temas receber Maria por esposa, pois o que nela foi concebido vem do Espírito Santo. Ela dará à luz um filho, a quem porás o nome de Jesus, porque ele salvará o seu povo de seus pecados" (Mateus 1, 20-21).
- São José foi portanto, contemplado para exercer a sua dócil e preciosa colaboração ao desígnio de Deus, em dar ajuda e proteção, amor e sustento ao Seu Divino Filho Jesus, O Qual, quis participar sua vida terrena numa família humana conforme os padrões, costumes e princípios da Sagrada Família de Nazaré, onde Ele encontrou um ambiente perfeito e acolhedor ao seu crescimento e formação segundo os planos do Pai Celeste, assumindo a condição de Homem-Deus e sujeitando-se às limitações dos seres humanos comuns, com exceção do pecado, uma vez que Jesus é a própria revelação e manifestação de Deus Pai. <<"E Jesus crescia em estatura, em sabedoria e graça, diante de Deus e dos homens" >>(Lucas 2, 52).
MARIA - MÃE DO BELO AMOR
 
10 – Maria Santíssima, a humilde Serva do Senhor, se tornou por meio de Jesus Cristo - o "Novo Adão", a "Mãe Espiritual" da Igreja e de toda a humanidade, exercendo um papel muito importante de intercessora e medianeira de todas as graças junto ao Seu Divino Filho. E agora, na Glória do Céu, Ela se interessa pela nossa salvação indicando o caminho seguro e mais breve que leva até Jesus, intercedendo pelo Povo de Deus e exortando todos os homens (o gênero humano) a regressarem à Casa do Pai acolhendo seu afetuoso, solícito e urgente "convite" como nas Bodas de Caná da Galiléia: "Fazei o que Ele vos disser" (João 2, 5), ou seja, convertam-se, transformem-se na complacência de Deus, e não sigais por outros "caminhos e ideologias" fora do Caminho que Jesus traçou e viveu para levar até o Pai que está nos Céus. "Não há melhor maneira de levar as almas a Jesus Cristo, que primeiro levar os fiéis a se enamorarem da divina Mãe". (Pe. José Ma. Alonso S.J.).
<<"Porque sem pecado, Jesus associou-Me intimamente, como Mãe, ao seu desígnio de salvação e fez de Mim a primeira colaboradora na sua Obra de Redenção, confiando-Me, como filha, toda a humanidade remida e salva por Ele. Sou portanto Mãe da humanidade. Faz parte do meu desígnio de "Nova Eva" e da minha missão de Mãe reconduzir toda a humanidade à plena comunhão de vida com Deus, ajudando-a a nascer e a crescer na graça e na santidade">> (MSM, 8.12.92).
11 - Em razão da sua função de Mãe Espiritual da Igreja e de toda a humanidade, Nossa Senhora tem procurado com muito zelo e preocupação ao longo dos anos da Era Cristã, trazer do Céu suas "Mensagens" divinas mediante inúmeras manifestações sobrenaturais de suas "Aparições", pelas quais Ela lança um apelo aflitivo através dos videntes por Ela escolhidos: pedindo a conversão de vida e do coração; vida de oração, e silêncio interior e exterior; penitência, jejum, sacrifícios; renúncia aos prazeres do mundo que afastam de Deus e dos seus Ensinamentos corrompendo a mente e os corações; e apontando como principais "Armas" para combater o mal (Satanás): - participação diária na Santa Missa, recebendo a Comunhão Eucarística em "estado de graça" (alma limpa), evitando os sacrilégios; - reza diária do Rosário Mariano, meditando os Mistérios do mesmo; -Confissão Sacramental mensal; -Jejum a pão e água , nas quartas e sextas-feiras; - e leitura diária e vivência da Palavra de Deus (Bíblia Sagrada).
12 - A propósito do Ano 2.000 que foi dedicado à glorificação da Santíssima Trindade, celebrando o Jubileu Sagrado dos dois mil anos do Mistério da Encarnação do Verbo Unigênito do Pai por obra e graça do Espírito Santo no seio imaculado de Maria Santíssima, e mais precisamente, do Nascimento de Jesus Cristo na pobre Gruta de Belém, torna-se um momento muito oportuno e providencial para que todos os homens (o gênero humano) elevem seus corações em prece aos Céus agradecendo a Deus Pai o grande Dom de seu amor, enviando Jesus Cristo ao mundo para salvação da humanidade submersa nas trevas do erro e do mal; unindo o "sim" de cada homem e filhos amados de Deus ao SIM de Amor que a Mãe Celeste não cessa de repetir a seu Deus: para o triunfo próximo do seu Coração Imaculado, na vitória da misericórdia e do amor, da verdade e da justiça.
<<"Ao chegar a 'plenitude dos tempos', Deus enviou seu Filho, que se encarnou por obra e graça do Espírito Santo na 'natureza humana' por meio do seio imaculado da Virgem Maria de Nazaré, a fim de remir os homens de suas faltas reconciliando-os com Deus, para que pudessem receber a 'adoção' de filhos de Deus pelo Espírito do seu Filho, que clama: Aba, Pai! - Oh, Meu Pai!">> (Gálatas 4, 4-6).

"POR FIM, O MEU IMACULADO CORAÇÃO TRIUNFARÁ!"

"OFEREÇAM AS FLORES PERFUMADAS DA ORAÇÃO AO CORAÇÃO IMACULADO DE MARIA COM A REZA DIÁRIA DO ROSÁRIO MARIANO OU DO SANTO TERÇO! "

Referências: - Bíblia Sagrada; e o Livro: Aos Sacerdotes, filhos prediletos de Nossa Senhora - Pe. S. Gobbi .

Os agradecimentos à minha querida irmãzinha em Cristo, que ofereceu este texto.

Autora deste Texto:

Teresinha de Jesus Carvalho

C