Aparições de Nossa Senhora de Montagnaga, Itália

 

Madonna of Montagnaga

Montagnaga, Itália (1729)

Resumo

A Virgem, vestida de branco com um rosário em sua mão, apareceu a 14 de Maio de 1729 e outras quatro vezes para a Pastor Domenica Targa.

Cronograma

14 de Maio de 1729

Ao meio-dia, no sábado, Domenica Targa estava com o gado na bacia do "Palustel". De repente, todos os animais, como se fossem apanhados de terror, começaram a fugir desorientados. Domenica, que estava recitando o rosário, gritou: "Jesus, Maria, ajudem-me". Ela acabou de pronunciar a invocação, quando viu diante dela uma linda dama vestida de branco como a neve, que lhe perguntou: "Minha filha, o que tu estás fazendo?"  "Estou recitando o rosário", disse Domenica. A Senhora louvou-a e, depois de lhe ter manifestado um ardente desejo de ir ao Caravaggio, acrescentou: "Obedeça-me. Não vá para Caravaggio. Em vez disso, na tarde da festa da Ascensão, vá para a igreja de Santa Ana, onde estará exposta a imagem de Nossa Senhora do Caravaggio. Tu te ajoelharás no primeiro degrau do altar e verás uma coisa linda ". "Eu me pergunto se meus pais vão me deixar ir a Montagnaga!" Disse a menina. "Não tenha medo, estarei lá com certeza!" Acrescentou a linda Senhora, e desapareceu.

26 de Maio de 1729

No dia da Ascensão, sem muita dificuldade, Domenica conseguiu estar na igreja de Montagnaga. Durante o canto da Litania dos santos e a invocação "Omnes Sancti Martyrs" Domenica viu a Virgem com o Menino em seus braços e o terço em sua mão direita, que a convidou para expressar sua aparição a todas as pessoas presentes. Claro, também havia cépticos, especialmente entre o clero. Mas a piedosa jovem, antes de voltar para casa, foi forçada por uma força interior para proclamar três vezes, as maravilhas da Virgem Maria e Sua presença.

8 de Setembro de 1729

Ainda as pessoas de Montagnaga estavam na igreja, e já se podia ouvir os gritos das pessoas para procissão de Baselga, quando a Santíssima Virgem Apareceu à vidente com o Menino em seus braços, mas desta vez ferido e sangrando, seguido por São Joaquim, Santa Anna e São José. A própria Santíssima Virgem abençoou a imagem que foi pintada e colocada no altar após a segunda aparição, e depois, Domenica gritou três vezes - a Virgem está aqui - assegurou-lhes que este seria o lugar que receberia as orações de seus devotos. Mostrando então as feridas de seu pequeno Jesus, explicou que foram causadas pelos pecados, e exortou a que se rezasse pela conversão dos pecadores.

10 de Setembro de 1729

A Santíssima Virgem, como para consolar Domenica pelo cepticismo em torno das aparições, apareceu pela quarta vez dois dias depois, na localidade chamada "Pralongo" e pediu que ela explicasse tudo a seu confessor, o padre Michael Bernardi, que a ajudaria.

20 a 23 de Maio de 1730

Julgamento de Domenica no Castelo do Conselho Bom em Trento. O bom pastor contou, palavra por palavra, a história das aparições com que ela tinha sido favorecida por Nossa Senhora. Em Montagnaga, noutra ocasião, ela confirmou as declarações feitas em Trento, sem se contradizer.

26 de Maio de 1730

A Virgem apareceu pela última vez no domingo, na igreja de Sant'Anna, a Domenica em Montagnaga. Cercada por uma luz brilhante e cercada por um grupo de virgens, Nossa Senhora invocou a Bênção de Deus sobre a multidão, operou algumas curas, manifestou sua satisfação com Domenica, cumprimentou-a gentilmente, afastando-se para sempre.

22 de Agosto de 1730

Mais uma investigação de Domenica em Montagnaga.

1740

O Santuário de Piné, uma expansão da igreja de Sant'Anna em Montagnaga, de Antonio Brusinelli, dada a devoção dos peregrinos, eles ofereceram uma cópia de Nossa Senhora do Caravaggio pintada por Elena Zambaiti em 1729

26 de Maio de 1751

A nova igreja foi consagrada por Leopold Ernst Cardeal von Firmian , bispo de Trento.

1881

O santuário foi ampliado.

11 de Agosto de 1894

A imagem de Nossa Senhora foi coroada por Eugenio Carlo Valussi , Bispo de Trento.

 

Descrição da Virgem

A Virgem estava vestida de branco com um rosário na mão . 


Aprovação da Igreja

As autoridades diocesanas promoveram um processo canónico regular, que durou vários anos. Com o rescrito da rendição do Vigário Geral da diocese de Trento, datado de 17 de Maio de 1730, o sacerdote Antonio Flamacino, examinador pró-sinodal e tesoureiro do Bispo da Câmara foi nomeado para examinar os acontecimentos extraordinários ocorridos na aldeia de Montagnaga. O julgamento começou em 20 de Maio de 1730 no Castelo do Bom Diretor em Trento, continuou até o dia 23 do mesmo mês, e no dia 22 de Agosto do mesmo ano. Deslocou-se a Montagnaga, onde ele levou o delegado Flamacino para esse fim . Em Trento, durante o interrogatório de 22 e 23 de Maio, O bom pastor contou, palavra por palavra, a história das aparições com que ela tinha sido favorecida pela Madonna. Em Montagnaga, noutra ocasião, ela confirmou as declarações feitas em Trento, sem se contradizer. 

O santuário foi expandido em 1740 e uma nova igreja consagrada em 26 de maio de 1751 por Leopold Ernst Cardeal von Firmian , bispo de Trento. 

Em 11 de Agosto de 1894, a imagem de Nossa Senhora foi coroada por Eugenio Carlo Valussi , bispo de Trento. 

O Dia da Festa para celebrar a aparição de Nossa Senhora em Montagnaga foi estabelecido em 26 de Maio. 



Santuário do

Santuário de Piné, uma expansão da igreja de Sant ' Anna em Montagnaga, feita em 1740 por Antonio Brusinelli, apresentando pela devoção dos peregrinos uma cópia de Nossa Senhora de Caravaggio pintada por Elena Zambaiti em 1729 e abençoada pela própria Virgem na aparência de 8 de setembro de 1729. O santuário foi ampliado Em 1881 e a imagem foi coroada em 11 de Agosto de 1894. No local do primeiro evento em 1887 foi erguido um belo monumento em metal fundido, retratando a cena da aparição em 1900 foi construído no ponto mais alto da colina, um Monumento majestoso ao Redentor, em estilo renascentista, contendo uma réplica das Sagradas Escadas em Roma. A nova igreja foi consagrada em 26 de Maio de 1751. O estilo é barroco, tem a forma de uma cruz com uma única nave e contém dezasseis valiosas pinturas de vários autores do século XVIII, fechadas em cornijas de estuque, e a pintura de Nossa Senhora do Caravaggio. O altar-mor em mármore policromado é dedicado a Santa Ana e o fundo da abside é o retábulo do Santo por Francesco Unterberger de 1747. O braço direito é colocado um altar com o curador de imagem abençoado por Nossa Senhora na aparição de 8 de Setembro. No braço esquerdo, o terceiro altar é dedicado a Nossa Senhora do Monte Carmelo e Santo António. A cúpula da abside traz um fresco de Duilio Corompai de Veneza, que é a primeira aparição da Virgem Maria na floresta do evento. Em 11 de Agosto de 1894, a imagem da de Nossa Senhora foi coroada pelo Bispo de Trento. O braço direito é colocado um altar com o curador da imagem abençoado por Nossa Senhora na aparição de 8 de Setembro. No braço esquerdo, o terceiro altar é dedicado a Nossa Senhora do Monte Carmelo e Santo António. A cúpula da abside traz um fresco de Duilio Corompai de Veneza, que é a primeira aparição da Virgem Maria na floresta do evento. Em 11 de Agosto de 1894, a imagem de Nossa Senhora foi coroada pelo Bispo de Trento. 


Fontes

Latheotokos.it