Aparições de Nossa Senhora de Siluva, Lituânia

 

Nossa Senhora de Guadalupe

Resumo

Um dia de verão, em 1608, uma série de crianças estavam brincando enquanto cuidavam suas ovelhas num campo nos arredores da aldeia de Siluva. Eles contemplaram uma bela jovem de pé na rocha segurando um bebé em seus braços e chorando amargamente. A cidade que perdeu sua identidade católica para os calvinistas ao longo de 80 anos foi restaurada para a Fé.

 

Cronograma

1457

Peter Gedgaudas fundou uma paróquia e depois construiu uma igreja de "Silai" mais tarde chamada "Sidlava" (de um "szydlo" polonês) e então "Siluva".

1532

Pe. John Holubka, o pároco da Igreja de Siluva, construiu uma caixa de ferro e cuidadosamente envolveu a preciosa pintura da Santíssima Virgem Maria e do Menino, vestimentas litúrgicas e documentos que provaram que Vytautas, o Grande, havia dado a terra à Igreja Católica. Então ele selou a caixa e enterrou-a profundamente na terra perto de uma grande rocha. Sua acção foi verdadeiramente inspirada porque pouco tempo depois as autoridades calvinistas se apoderaram da igreja.

1532

O governador local tornou-se um calvinista e propriedade de propriedade da Igreja foi confiscada e a terra entregue aos calvinistas. 

Passaram-se oitenta anos e o rebanho católico, sem pastor para guiar e nutrir, gradualmente desapareceu. Apenas alguns dos moradores mais velhos lembraram-se vagamente de que havia uma igreja católica em sua aldeia. As crianças foram criadas no credo calvinista.

1608-1612

Nossa Santíssima Mãe apareceu aos filhos do pastor de Siluva.

1612

O Bispo nomeou o Pe. John Kazakevicius para investigar o fenómeno e questionar todas as testemunhas dos eventos.

1612?

Um homem cego, com mais de 100 anos, morava numa vila próxima. As histórias das aparições chegaram até ele e ele lembrou uma noite, oitenta anos antes, quando ajudou o padre Holubka a enterrar um cofre cheio de tesouros da igreja ao lado de uma grande rocha. Os aldeões o levaram ao campo das aparições para ver se ele poderia ajudar a localizar o lugar onde os tesouros foram enterrados. Assim que ele chegou ao ponto, sua visão foi milagrosamente restaurada. Caindo de joelhos com alegria e gratidão, ele apontou para o local exacto onde o baú tinha sido enterrado. 

O cofre forjado foi escavado do chão e quando foi aberto, lá - perfeitamente preservado - foi a grande pintura de Nossa Senhora e do Menino, vários cálices de ouro, vestidos, escrituras de igreja e outros documentos.

1622

O padre Jonas Kazakevicius exigiu legalmente que os calvinistas devolvessem todos os bens e tesouros da igreja católica em 1612. Os juízes eram, na sua maioria, protestantes e a batalha legal pela terra da igreja durou mais de dez anos. Em 1622, o Tribunal de Vilnius decidiu a favor dos católicos.

1627

Pe. Jonas Kazakevicius nomeou decano em Siluva. Uma pequena igreja de madeira foi construída por seus próprios meios. Famosa pelos seus milagres, muitos visitantes acorreram ao lugar.

1641

Uma igreja maior foi construída e foi aberta uma escola "gratuita" para crianças da aldeia.

1643

O bispo Alexander Sapieha construiu a capela do tijolo da aparição. (Fonte: siluva.lt )

1651

O bispo Petras Parcevskis consagrou a nova igreja.

1651

A história escrita mais antiga de Siluva foi preparada pelo. Senho. Sviekauskas em 1651:

"Perto da aldeia, pastores, com o seu rebanho pastando as terras da igreja, viram numa grande rocha uma rapariga com cabelos brancos, segurando um bebé em seus braços e chorando amargamente. Quando eles testemunharam essa cena, um deles correu para o catequista calvinista de Šiluva e relatou o que tinha visto. O catequista, um homem chamado Salomão, chegou à pedra, e também viu a Virgem chorar, como os pastores tinham visto. Reunindo sua coragem, ele se virou para ela e disse: "Menina, porque está chorando? " A menina respondeu: "Eu choro porque neste sítio o Meu Filho já foi adorado, e agora aqui são apenas campos arados e semeados.” Tendo dito isto, ela desapareceu. O catequista ignorou a visão, afirmando ser a de um espírito maligno.

Os pastores, retornando com o rebanho para casa, começaram a divulgar a notícia dessa ocorrência. Um velho fazendeiro, com mais de cem anos de idade, quase cego pela velhice, disse aos vizinhos: "Caros vizinhos, digam-me o que quiserem, mas eu digo-vos que na pedra não havia nenhum tipo de espírito maligno, mas a Virgem apareceu com Seu Filho, naquele lugar, onde um dia existiu, uma antiga Igreja Católica em sua honra. Até onde me lembro, há oitenta anos atrás, foi destruída e desconsiderada ". (Fonte: siluva.lt )

1663

O bispo Aleksandras Sapiega colocou um altar sobre a "pedra" na qual nossa Mãe bem-aventurada estava de pé. Ao lado do altar foi colocada uma pequena imagem de madeira de Cristo que ainda hoje lá se encontra.

1760-1775

Decanos de Siluva - Jonas Lopacinskis e Tadas Bukota construíram uma nova igreja de Siluva.

31 de Outubro de 1774

Dom John Lopacinskis diz que a igreja de Siluva recuperou uma "Graça especial de Deus e a incrível Mãe de Deus ... fazendo milagres manifestos e mediando milagres. (Mediante evidenti miraculo )". (Fonte: siluva.lt )

1770

Tadas Bukota trouxe uma imagem de mármore da Santíssima Mãe com o Menino de Londres, que ainda se encontra na capela da igreja.

17 de Agosto de 1775

A aparição foi autenticada por um decreto papal emitido pelo papa Pio VI. (Fonte: Zenit.org )

1775

A Santa Sé concedeu permissão para coroar solenemente a Virgem Maria e Jesus na imagem milagrosa de Siluva. Mas antes de fazer isso, o bispo recém-instalado Steponas Giedriatis queria investigar minuciosamente os alegados milagres. Ele convocou uma comissão que entrevistou sob juramento um grande número de pessoas, examinou os ex votos e o registo dos milagres. (Fonte: Foros de la Virgen )

 

Finalmente, o bispo marcou a data da coroação: 8 de Setembro, festa titular do santuário. Ele anunciou a decisão com a leitura de uma circular:  

"Fizemos uma investigação minuciosa, conforme as directivas e as normas da Igreja, com objectividade, atestando não ter havido imaginação, mas testemunho de testemunhas oculares e pessoas sérias: teólogos, médicos e todos os que tiveram jurisdição nesta questão, no final, com base na opinião de adoradores e conselheiros sábios, gradualmente chegamos à convicção de que, desde 1622, o Deus eterno e omnipotente, com graças a agradecimentos claramente concedidos, queria realmente ser milagroso naquela pintura da nobre Virgem Maria De Siluva. "(Fonte: Foros de la Virgen)

8 de Setembro de 1786

A imagem foi adornada com duas coroas de ouro maciço, durante uma celebração de três dias. Cerca de 30 mil fiéis participaram da cerimonia. Juntamente com muitas pessoas simples, ele também foi um oficial de Lituânia e Polónia, liderando nobres e uma dúzia de bispos.

1795

Na época da Grande Partição, a Lituânia foi assumida pela Rússia.

1818

Dom Simonas Giedraitis construiu uma capela maior ao estilo da Catedral de Vilnius.

1886

40.000 pessoas participaram do centenário da coroação apesar dos esforços do Império Russo para impedir o acesso ao santuário.

1904

Os lituanos levantaram-se em revolta contra seus governantes russos. A Rússia sofreu a revolução, mas várias restrições foram removidas e a Lituânia recebeu mais liberdade.

1905

As peregrinações a Siluva foram retomadas numa base organizada em 1905. No primeiro ano após a revolução de 1904, mais de 30 mil pessoas visitaram o santuário de Nossa Senhora de Siluva em peregrinações organizadas.

1912-1924

Para o 300º aniversário de Siluva Aparições, foi construída uma nova capela - Antanas Vivulskis, arquiteta Jonas Maciulis-Maironis. Marcijonas Jurgaitis. Decano de Siluva, consagrou a fundação.

1967

Novo órgão instalado.

1979

A Capela foi re-decorada e dourada.

1980

Quatro Frescos foram adicionados ao teto da capela.

8 de Setembro de 1991

O cardeal Vincentas Sladkevicius e o presidente do Parlamento Vytautas Landsbergis confiaram a Lituânia ao Imaculado Coração da Santíssima Virgem Maria.

7 de Setembro de 1993

O Papa João Paulo II visitou o santuário de Nossa Senhora de Siluva e a chamou de "Rainha da Paz". (Fonte: siluva.lt )

2002

Basílica do Nascimento da Santíssima Virgem Maria

13 de Setembro de 2008

O Papa Bento XVI nomeou o arcebispo de Colónia, na Alemanha, Joachim Meisner, para ser seu enviado especial nas celebrações do 400º aniversário das aparições da Virgem Maria na Lituânia.

Galeria de fotos

Nenhuma imagem disponível… 


Descrição da Virgem


As crianças contemplavam uma bela jovem de pé na rocha segurando um bebé em seus braços e chorando amargamente. Ela não falou, mas olhou para eles com tristeza enquanto ela estava parada, chorando como se seu coração estivesse quebrado. Tão profusas eram as lágrimas que corriam por suas faces, que algumas salpicaram a rocha. A senhora estava vestida de mantos azuis e brancos, ao contrário de qualquer roupa com a qual as crianças estavam familiarizadas. Os cabelos longos e castanhos claros caíam suavemente sobre os ombros. Uma luz estranha cercou a senhora e a criança.

Mensagens

O pastor calvinista que denunciou as alegações de aparição como satanás e "superstição romana" ficou chocado ao ver a senhora e o filho que chorava. Ele recuperou sua compostura e perguntou: "Menina, porque está chorando? " A menina respondeu: "Eu choro porque neste sítio o Meu Filho já foi adorado, e agora aqui são apenas campos arados e semeados.” Sem mais uma palavra, ela desapareceu.

Clique aqui para ler as mensagens. 


Milagres, Curas e Sinais


A crença de que a Mãe de Deus apareceu pessoalmente para lembrar-lhes da negligência que tiveram para com a Fé Católica, cresceu rapidamente entre as pessoas. A maioria deles acolheu a sua mensagem e começaram a retornar à Igreja Católica. Uma década depois, na festa da Natividade da Santíssima Virgem Maria, mais de 11 mil pessoas receberam a Sagrada Comunhão durante uma Missa oferecida no local das aparições. 

Um homem cego, com mais de 100 anos, morava em uma vila próxima. As histórias das aparições chegaram até ele e ele lembrou uma noite, oitenta anos antes, quando ajudou o padre Holubka a enterrar um cofre cheio de tesouros da igreja ao lado de uma grande rocha. Os aldeões o levaram ao campo das aparições para ver se ele poderia ajudar a localizar o lugar onde os tesouros foram enterrados.
 Assim que ele chegou ao local, sua visão foi milagrosamente restaurada. Caindo de joelhos com alegria e gratidão, ele apontou para o local exacto onde o baú tinha sido enterrado. 


Aprovação

Todos os bispos na diocese de Siluva aprovaram a devoção por parte dos fiéis a Nossa Senhora de Siluva. Essa grande devoção e o número de milagres levaram as autoridades eclesiásticas a buscar a aprovação papal da devoção pública.

Após extensas investigações do bispo local, o Papa Pio VI aprovou o culto a Nossa Senhora de Siluva com indulgências enriquecidas. A aparição foi autenticada por um decreto papal emitido pelo papa Pio VI em 17 de Agosto de 1775. 



Oração 


Oração a Nossa Senhora de Siluva

“Ó Santíssima Virgem Maria, que aparecestes aos pastores nos campos de Siluva, vós, cujas lágrimas banharam a rocha, onde um altar se levantou, e que dissestes com voz lamentável: ‘Tu arado e semente que aqui, onde antigamente meu filho foi honrado’, concedei-nos que nós, movidos pelas Vossas lágrimas, possamos, uma vez mais, como fizeram nossos antepassados, reviver o espírito de adoração de Vosso Filho em nossos fracos corações e fortalecer a estrutura cambaleante do santuário, que é a família,

Ó Mãe de Deus, desejamos reerguer a glória de Vossa revelação, das ruínas esquecidas, para que Vos possamos honrar, a Padroeira da Lituânia e com a Vossa ajuda, obtende-nos o espírito de uma fé viva. Através de Cristo, nosso Senhor. Amen.”

Santuários 

Basílica do Santuário da Imaculada Conceição - Capela da Nossa Senhora de Siluva Igreja da Natividade da Santíssima Virgem Maria em Chicago, IL, EUA 
Santuário em Elizabeth, Nova Jersey, EUA 
Nossa Senhora de Siluva - retratada em vitrais em Putnam, Connecticut, EUA 
Santuário em East St. Louis, MO, EUA


Livros e vídeos

Jutt, John C. Nossa Senhora de Siluva, 1608: Primeira aparição amplamente conhecida da Mãe de Deus na Europa, Siluva Lituânia (Vinil Desconhecida). Cavaleiros da Lituânia (1959) 

Yla, padre Stasys. Nossa Senhora de Siluva. As Irmãs da Imaculada Conceição, Putnam, Connecticut, 1958. 


Artigos 


Católicos Online. Missa latina tradicional retorna para a Lituânia. 19/8/2007 


Links

Basílica do Santuário da Imaculada Conceição 
Igreja Católica na Lituânia