Modelos 3D no

NOVO SERVIÇO AB

Contacto AB e Encomenda de Modelos:   jbianchi3@gmail.com

colocar modelos 3d no google earth amen+ab ab3d 3dab ab+amen abamen amenab bianchi3d modelos 3d para o Google earth

APRESENTAÇÃO

AB - Atelier Bianchi, disponibiliza um novo serviço de construção de modelos 3D, tridimensionais, para inserção no Layer 3D do “Google earth”, ou seja, submeter as propostas à “Trimble, armazém 3D da Google”, para os modelos tridimensionais figurarem na Camada dos Edifícios 3D do “Google earth”.

O tipo de modelização que o AB pode fornecer, corresponde a 2 níveis de pormenor:

Nível básico - Modelização compatível com os requisitos da “Trimble” para inclusão no Layer de Edifícios 3D, e que não podem ser modelos complexos e pesados, mas que têm a visualização exterior rigorosa e real.

Nível Avançado - Modelização pormenorizada para uso local e pessoal, em que todo o pormenor já é permitido e independente da Google. Estes modelos são no entanto também visualizados no Google earth, mas não se encontram na “Trimble”. São modelos que são distribuídos pessoalmente pelos seus proprietários.

Nesta modalidade, são fornecidos os ficheiros em formato kmz (formato Google Earth), skp (Sketchup da Google), dwg (AutoCAD da Autodesk).

O AB também executa os modelos 3D de outros tipos de edifícios, que não religiosos, e submete-os igualmente à Trimble da Google.

Igualmente poderão ser fornecidos PPS de apresentação dos edifícios, bem como animações, fotografias e panorâmicas dos Modelos 3D.

Os pedidos deverão ser feitos para o email da AMEN-AB:    jbianchi3@gmail.com

Modelos 3D do AB

 

O Portfolio AB contém Modelos 3D nas seguintes áreas:

 

Basílicas, Igrejas e Capelas - 54 Modelos

 

Nesta área constam os principais e mais complexos Santuários, Basílicas e Igrejas mundiais, em vários países:

 

Portugal - o Santuário de Fátima na Cova da Iria, Mosteiro dos Jerónimos em Lisboa, Capela de São Jerónimo, Capela do Senhora do Monte, Igreja de São Sebastião da Pedreira, Igreja de Cascais, Igreja do Estoril, Igreja de Nossa Senhora de Fátima em Lisboa, todas as Capelas de Fátima.

Espanha - Igreja de Garabandal.

França - Santuário de Lourdes, Santuário de La Salette .

Itália - Santuário do Loreto, Igreja de Nápoles, Igreja de Lanciano, Igreja do Santo Sudário em Milão.

Egipto - Igreja de Zeitoun.

Bósnia - Igreja de São Tiago em Medjugorje.

Israel - Igreja do Santo Sepulcro em Jerusalém, Basílica da Anunciação em Nazareth, Igreja da Natividade em Belém, Cenáculo de Jerusalém.

México - Igreja de Tepeyac.

 

Monumentos, Imagens e Esculturas - 37 Modelos

 

De realçar o Monumento do Cristo Rei em Almada, a Torre de Belém em Lisboa, o símbolo de Lisboa e os Monumentos da Imaculada

 

Edifícios Públicos - 40 Modelos

 

De realçar o Edifício Amoreiras Square e o Colégio São Tomás

 

Turismo - 6 Modelos

 

De realçar a Estalagem da Serra de Bornes

 

Casas Particulares - 21 Modelos

 

De realçar a Quinta de Birre e a Casa de Sonho

Pode visualizar todos os Modelos 3D executados pelo Atelier Bianchi, a partir da Trimble na Google, ou os mais emblemáticos, a partir do AB:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


ALGUMAS EXPLICAÇÕES

O Google earth é um Atlas tridimensional da Terra, que permite navegar através de todo o Globo Terrestre, com detalhe e rapidez. Os recursos disponíveis a cada momento são inesgotáveis, com informação escrita, fotográfica, Modelos 3D dos edifícios, posição do Sol, nuvens em tempo real, etc..

A visualização é configurável, e portanto, podemos ver só o que quisermos. Além da facilidade de Busca dos locais desejados, temos a possibilidade de visualizar a Terra, não só numa vista vertical à superfície, mas também podemos fazer variar o azimute, ou seja o ângulo de visualização, desde os 90º até os 0º. Daí o interesse em poder visualizar os Edifícios em 3 Dimensões. Como as vistas do terreno incluem o relevo e a posição do Sol, podemos ter assim uma visualização quase real. Podemos verdadeiramente falar de uma Realidade Virtual. Podemos fazer Buscas de locais, irmos imediatamente para esses locais, descer ao nível do terreno e visualizar os edifícios com uma perfeição extraordinária.

Agora, podemos ter os nosso locais preferidos em três dimensões. A nossa casa, as nossas Capelas e Igrejas, enfim, toda a realidade pode ser visualizada através de Modelos 3D, que depois de submetidos à Google, passam a figurar na camada ou Layer dos Edifícios 3D do Google earth. Esta visualização pode ser só usada por nós a nível local, ou estar disponível para todos os que navegam na Internet.

Além dos Edifícios que figuram no Layer dos Edifícios 3D, podemos ter a nível local e disponíveis na Trimble da Google, uma infinidade de modelos para visualização esporádica e a nível local, ou seja, só no nosso computador. Nesta opção, podemos fazer o download desses modelos e guardá-los no Google earth. Podemos também enviá-los por email, para que depois de abertos no destinatário, ele o possa também visualizar no Google earth.

Além desta visualização dos modelos 3D no Google Earth, também existe a possibilidade de os ver, e andar dentro dos Modelos 3D, através de procedimentos muito simples e eficazes, com o Programa Sketchup.

O aproveitamento desta realidade virtual é muito aliciante e permite usufruir de informação geográfica, arquitectónica e toponímica, de uma forma eficiente e nunca vista até agora.

Para desfrutar plenamente da visualização dos Modelos 3D, deverá ter instalados no seu computador os dois Programas da Google:

Google earth e o Sketchup.

Aliciante, é que o Google earth e o Sketchup são programas grátis e que se instalam em poucos minutos.

 

 

 

 

 

 

 


                             Seleccionar “Personal Projects”

                             Sketchup Make

ALGUMAS PISTAS DE NAVEGAÇÃO NO GOOGLE EARTH

Quando temos um ficheiro de formato kmz, basta fazer duplo click, e de imediato é aberto o Google Earth no local exacto em que o Modelo está implantado.

Chegados ao local, podemos guardar esse local e Modelo 3D. Depois podemos nos aproximar ou afastar, rodar em torno dele, podemos aumentar o diminuir o azimute de visualização, ou olhar em volta do local em que nos encontramos. Todas estas operações podem ser feitas com o deslocamento do rato e das teclas [Shift] e [Ctrl].

Para esta navegação ser fácil e eficiente, deixo aqui algumas dicas,  que nem sempre as pessoas se apercebem existirem, porque nem todos têm paciência para ler as Ajudas disponíveis nos Programas.

Roda do Rato - Approxima-nos ou afasta-nos do local que se encontra no centro do ecran.

Picar com o botão Esquerdo do Rato e arrastar - Movimenta o Mapa para o local de posicionamento do Cursor. Quando estamos próximos do modelo e pretendemos nos aproximar ou entrar dentro dele, devemos sempre Picar no terreno compreendido entre o Modelo 3D e a base do Ecran. Assim conseguimos movimentos controlados e rigorosos.

Picar com o botão Esquerdo do Rato premindo a tecla [Shift] e arrastar - Rodamos, baixamos ou subimos em torno do Local em que Picámos.

Picar com o botão Esquerdo do Rato premindo a tecla [Ctrl] e arrastar - Olhamos em volta, para cima, para baixo, para a esquerda ou para a direita, sem modificarmos o nosso local de visualização.

João Bianchi

      Arquitecto  

Contacto por Email:   jbianchi3@gmail.com

http://www.amen-etm.org\Colocarmodelos3DnoGoogle.htm

AMEN      C