Arquivo de Notas ]

Voltar

 

l NOTA 19 l

23 de Maio de 2014

 

Voto em Branco - A Arma Poderosa

 

Quem não Vota contra toda a podridão que grassa na actual Política e no actual Regime, não se pode afirmar Católico nem que está bem intencionado.

Dizem as estatísticas e o conhecimento generalizado, que Portugal é um País Católico. Pois então, mostremos nas  eleições que isto é Verdade. Que mostre o Povo maciçamente através do Voto, qual a sua posição face à Política que se faz em Portugal, face ao Regime corrupto em que vegetam os oportunistas partidários, sem moral e sem escrúpulos e que só pensam em si, na conquista do Poder, de posição social, de dinheiro e vantagens pessoais.

Quem vota num Partido, mesmo pensando num mal menor, de uma maneira mais ou menos velada, quer colher vantagens pessoais ou de ver os seus amiguinhos no poleiro, e com isso, obter alguma vantagem ou conseguir alguma cunha para defesa dos seus interesses pessoais.

l Votar em Branco, porquê?

Seja qual for o quadrante para que olhemos, só vemos corrupção, busca do interesse próprio, desejo de poder e controlo, sede de posição social e dinheiro, ânsia de reconhecimento das suas capacidades, necessidade de ascensão. Tudo menos o que devia mover o ser humano - Amar a Deus e ao Próximo, e a vontade indómita de servir os seus irmãos em Cristo.

Todos os que vão para a política, só têm o único fito de subir na vida, alcançarem posição, poder e dinheiro. A prova está em que em todos os quadrantes partidários encontramos casos de corrupção, injustiça e perfídia. E os casos que vêm a público não são as excepções, mas sim, a Regra daquilo que se passa escondido e dissimulado. Os que são apanhados, são os que se descuidaram e não fizeram a falcatrua como devia ser feita. São os que por excesso de confiança no estado deplorável em que a justiça se encontra, menosprezaram a perícia daqueles que os querem apanhar. Os que são apanhado, são aqueles mais afoitos e corajosos, que não tiveram medo de esticar a corda, porque os outros que ainda se mantêm na sombra, são tão culpados como eles, só que não tiveram a coragem de irem tão longe, ou a esperteza de não se exporem tanto. Porque todos eles, e essa é a regra, se tivessem a certeza de não serem apanhados, fariam todas as trafulhices possíveis de imaginar, porque todos eles estão imbuídos do espírito do mundo, da ganância, todos eles estão imbuídos do espírito de satanás.

Sejam quais forem os partidos a que pertencerem, os políticos sempre exercerão o poder que lhes é atribuído nas eleições, de maneira eficaz a defenderem os seus próprios interesses, e não os dos cidadãos que os elegem. Sejam eles quais forem, a nossa vidinha continuará a ser a mesma, porque quando chegam ao poder, todos tomam as mesmas medidas, tal como assistimos com os governos comunistas, socialistas, sociais democratas ou de direita. De todos já experimentámos, e de nenhum gostámos!

Usando um termo futebolístico, temos de mostrar, à actual classe partidária, elitista e corrupta, o nosso cartão vermelho, que na Vida Política Real, é o Voto em Branco!

O Voto em Branco é a única forma que temos de intervir com seriedade e eficácia na Vida Política do nosso País.

Enquanto que votando num determinado Partido Político, só conseguimos fazê-lo em relação a um único Partido, com o Voto em Branco, conseguimos votar contra todos os Partidos simultaneamente. É de facto uma arma poderosa!

Sei que é preciso coragem para ir votar, e deixar o Voto em Branco, porque o que apetece é riscá-lo e abominá-lo.

Sei que a maior parte dos votos são dados contra aqueles, que mesmo assim, mais abominamos, pois o Partido ideal que desejávamos, na realidade ainda não existe.

Mas é necessária essa coragem, a de darmos o nosso Voto em Branco, para sabermos quantos somos, quantos estão verdadeiramente descontentes e têm a consciência de que temos de mudar de Regime Político, para um Regime Justo, Pacífico e que defenda a Vida.

Só com o Voto em Branco ajudamos realmente a separar o Trigo do joio. Para nós, esse tempo chega a cada eleição autárquica, nacional, europeia ou presidencial. É nesses segundos da Votação, que, de forma secreta, mas visível aos olhos de Deus e do Espírito de Justiça, mostramos de que lado estamos.

Só com a coragem do Voto em Branco nos definimos e assumimos a nós próprios. De que lado da barricada estamos?

Hoje somos poucos. Amanhã, teremos de ser muitos, porque quem não aderir, não passará na derradeira Prova Final!

Enquanto que a abstenção ao voto é uma afirmação de indiferença para com as injustiças que existem no nosso país, o Voto em Branco é a expressão de que existe uma preocupação, que não se concorda com nenhuma das formações partidárias e com os seus programas “eleitoralistas”, e uso este termo, porque depois de alcançarem o poder, não cumprem as promessas feitas.

O Papa Francisco, tendo dito que a política é muito suja, também afirmou no dia 7 de Junho de 2013:

“Devemos participar da vida política, porque a política é uma das formas mais altas de caridade, porque busca o bem comum.”

Claro que a política devia ser isto, a busca do bem comum. Infelizmente, sabemos bem que não é assim que é praticada, e por isso, o Papa ter afirmado também que é muito suja.

Esta participação dos Católicos na Vida Política, não é sinónimo de colaboração e activismo com o Regime Político actual, e dentro dos Partidos existentes. Um Católico que participa na vida Partidária actual, é um pobre católico sem consciência do mal de que enferma endemicamente o actual Regime, e que faz o jogo preferido de satanás, isto é, o do engano e da mentira, da concorrência e da exploração, da morte e da guerra, do egoísmo e da ganância.

A participação que o Católico é chamado a dar na Política, é o de lutar para a substituição deste Regime, denunciando os seus podres e educando os ignorantes de que uma alternativa é possível e obrigatória, primeiro nos corações e depois levada à prática. A participação que o Católico é chamado a dar na Política é do apresentar novos valores e novos métodos a serem defendidos e implementados, e não, a manter vivo este actual Regime, em que tudo e todos são caducos e corruptos.

Quem não tem uma visão esclarecida do actual Regime Político, julga que ainda é possível praticar o Bem dentro dele, e por isso, não se empenha em o substituir.

 

l O Voto em Branco nas eleições Europeias significa Ð

Não acreditamos na boa-fé das medidas políticas tomadas no âmbito das Instituições Europeias, pois contrariam frontalmente os princípios da solidariedade entre os povos e a Doutrina Social da Igreja.

Não acreditamos nos políticos portugueses a eleger nas Eleições Europeias, pois todos eles são os mesmos que escravizam os portugueses aos interesses dos Mercados Financeiros e ao Capitalismo Selvagem, ambos contrários aos princípios de Fraternidade defendidos pela Igreja Católica.

 

 

l Dossier completo sobre o «Voto em Branco»  ]

 

l Dossier completo sobre os «Podres do Regime»  ]

 

 

João Bianchi

 

http://www.amen-etm.org/Nota19.htm

 

 

Voltar