l TEXTOS DE NATAL l


Enviado pela Teresinha de Jesus Carvalho

"A Oração da Mãe Celeste penetra o Céu e o abre fazendo descer o Rebento Divino, enquanto os Anjos prostram-se em ato de profunda adoração glorificando e louvando a Deus!"

"Glória a Deus no mais alto dos céus e na terra paz aos homens, objetos da benevolência divina!".

PAZ, PEACE, PACE, PAX, MIR, SHALOM, SALAM!

EMANUEL – DEUS CONOSCO!

"No princípio era o Verbo, e o Verbo estava junto de Deus e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio junto de Deus.

Tudo foi feito por Ele, e sem Ele nada foi feito. Nele havia vida, e a vida era a luz dos homens. A Luz resplandesce nas trevas, e as trevas não A compreenderam.

O Verbo era a verdadeira luz que, vindo ao mundo, ilumina todo homem".

(João 1, 1-5 e 9)

1 - "Eis que nos nasceu o Salvador do mundo!". "O nascimento de Jesus em Belém não é um fato que se possa relegar para o passado. Jesus é verdadeiramente a realidade nova que supera tudo quanto a humanidade pudesse esperar, e tal permanecerá para sempre ao longo das épocas sucessivas da história" (Papa João Paulo II). Ao celebrarmos o Ano Santo do Jubileu Sagrado do Nascimento de Jesus Cristo há mais ou menos 2.000 anos na Gruta de Belém, a proclamação da "boa-nova da salvação" se faz ainda muito viva e presente para os tempos atuais, cuja oportunidade única e singular nos impele a viver com mais empenho, fé e determinação a magnitude do desígnio de amor do Pai Celeste, que em Sua grande misericórdia "enviou Seu Filho Unigênito ao mundo, para que todo o que n’Ele crer não pereça, mas tenha a vida eterna" (João 3, 16).

2 - Maria de Nazaré, a Mãe do Redentor e do belo amor, que há mais ou menos dois mil anos atrás ofereceu ao mundo inteiro o Filho de Deus, encarnado por obra e graça do Espírito Santo no seu seio imaculado, será para todos os cristãos a caminho da Pátria Celeste, a Estrela que lhe guia os passos com segurança ao encontro do Senhor que vem.

Mãe do Redentor

3 - Ora, estando a Santíssima Virgem Maria, Mãe de Jesus Cristo, desposada com um varão da descendência da Casa de Davi chamado JOSÉ, o Justo, o Santo, Deus enviou o Arcanjo São Gabriel para trazer-Lhe a boa nova de que Ela seria por desígnio do Pai e virtude do Espírito Santo, a Mãe do Verbo, do Filho de Deus, do Messias profetizado e esperado há séculos por todos os justos de Israel que aguardavam a realização das promessas de Deus a respeito da salvação, dos quais, muitos adormeceram no Senhor com a firme esperança da vinda prometida d’Esse Salvador poderoso, que salvaria o seu povo de seus pecados e do jugo da escravidão. "Eis que a Virgem conceberá e dará à Luz um Filho, que se chamará Emanuel (Is 7, 14), que significa: Deus conosco" (Mateus 1, 23).

4 - Por muitos séculos os justos de Israel viveram invocando, confiando e esperando o momento da realização de suas profundas aspirações sobre a vinda do Salvador ao mundo. E ao chegar a plenitude dos tempos, "Deus enviou seu Filho" (Gl 4, 4), que se encarnando pelo poder e graça do Espírito Santo na natureza humana por meio do seio imaculado da Virgem MARIA de Nazaré, nasce em uma pobre e miserável gruta de Belém, concretizando portanto, o cumprimento da "Promessa", na qual condensa a ardente espera de toda a história: de Adão, de Abraão, dos Patriarcas e dos Profetas, dos Reis e dos Sacerdotes, dos grandes e dos pequenos.

-<<"Há quantos séculos este acontecimento era esperado! A "Promessa" da sua vinda descia como tocha a iluminar o escuro desenrolar-se do tempo e da história. Os profetas haviam predito este momento; os justos o esperavam com fé; os pobres o aguardavam com ardente espera; o Espírito preparava os corações e as almas para a sua vinda. Na invocação deste inefável momento adormeceram todos os santos e os justos de Israel. Nesta noite santa se conclui a espera dos séculos, porque o Verbo Eterno do Pai, enquanto o silêncio envolve todas as coisas, nasce para a vida humana e torna-se vosso irmão">> (MSM, 24.12.90).

5 - O grande desígnio de amor do Pai Celeste transcorre em meio a circunstâncias inesperadas que vão se delineando ao longo do caminho percorrido por São José e a Virgem Maria, até à Cidade de Davi, chamada Belém, na Judéia, em preparação ao extraordinário Prodígio ocorrido na inóspita Gruta de Belém: o recenseamento inesperado por parte do decreto de César Augusto; a longa e fatigante viagem para chegar até Belém; o rumor da numerosa caravana; a procura ansiosa para encontrar um lugar onde passar a noite; o doloroso estupor diante de cada porta que se fecha; e a entrega confiante diante de uma pobre Gruta que se abre. "E tu, Belém, terra de Judá, não és de modo algum a menor entre as cidades de Judá, porque de ti sairá o chefe que governará Israel, meu povo" (Mateus 2, 6).

A Gruta

6 - Diante de cada recusa de hospitalidade encontrada na cidade onde deveria acolhê-Los e de todas as portas que se fecham para receber o Salvador que estar por vir, os dois Protagonistas de Deus se entregam confiantes à providência do Pai Celeste, enquanto a mão piedosa de um pastor indica uma gruta, que se abre ao maior e divino Prodígio. A assistência caridosa e paciente de São José procura tornar hospitaleira a gélida Gruta e se empenha em transformar uma pobre mangedoura num berço.
<<"Como uma carícia me envolve a delicada e afetuosa assistência do meu castíssimo Esposo José.
É ele que procura tornar o lugar mais hospitaleiro; é ele que prepara o berço dentro de uma mangedoura mais quente; é ele que procura um abrigo contra o rigor do frio; é ele que está ao meu lado e se une à minha grande oração; é ele que vê o céu abrir-se; é ele que contempla estupefato o Prodígio e ouve o canto dos Anjos e sente a Paz que desce do céu; é ele que abre a porta aos pobres e aos pequenos e recolhe os dons simples dos Pastores. (MSM, 24.12.93).
Porém, na pobre Gruta, acende-se uma pequena luz num sinal de expectativa e de esperança; dois corações humanos pulsam de amor para preparar o berço que receberia o Menino, apenas nascido; o meu castíssimo Esposo José procura tornar mais acolhedor aquele ambiente tão pobre, enquanto a Mãe do Céu está absorta em profunda e intensa oração com o Pai".>> (MSM, 24.12.86).

O MISTÉRIO DE AMOR!

O Nascimento

7 - Nos instantes em que precedem o Natal do Filho de Deus, o coração da Mãe Celeste estava cheio de amor de todos aqueles que O haviam esperado há séculos. E no momento em que o silêncio profundo tudo envolve e as trevas desce sobre a terra, abre-se no mundo a Grande Oração da Mãe, que penetra o Céu e o abre para fazer descer o Rebento divinal sobre a humanidade ainda sem esperança de salvação, O Qual, nasce por milagre da graça santificante sob intensa Luz que jorra do Céu. <<"Como um raio de luz atravessa um cristal sem sequer tocá-lo, assim o meu Menino divino passou através do meu seio virginal, sem sequer tocar o encanto da minha perfeita virgindade. Deste modo admirável aconteceu o nascimento do meu Filho. O maior Prodígio cumpriu-se na plenitude do tempo".>> (MSM, 24.12.88).
<<"Eu estou absorta numa intensa oração e entro em êxtase com o Pai Celeste, que me envolve com a sua luz e com seu amor, enche-me com sua plenitude de vida e de beatitude, enquanto o Paraíso, com todos os seus exércitos angélicos, prostram-se em ato de adoração profunda. Quando saio deste êxtase, Eu me encontro com o meu divino Menino nos braços, miraculosamente nascido de Mim sua virgem Mãe. Eu aperto-O ao meu coração, recubro-O de ternos beijos, aqueço-O com o meu amor de Mãe, envolvo-O com cândidos panos, coloco-O na mangedoura já pronta. O meu Deus está todo presente neste meu Menino. A misericórdia do Pai transparece no recém-nascido que solta os primeiros vagidos">> (Men. 24.12.95).
Conclui-se então, depois de longos séculos de espera e de oração suplicante, o Mistério de Amor da Divina Maternidade da Santíssima Virgem Maria, as profecias são cumpridas, e finalmente, chega ao povo que jazia nas trevas alheio aos desígnios de Deus, o Salvador e o Redentor prometido. E o Espírito Santo contempla satisfeito o seu "Fruto", O Qual sendo Deus, também nasce pelo poder misterioso da graça santificante; e não nasce simplesmente à semelhança da espécie comum dos seres humanos e terrenos, descendentes da carne e da vontade do homem. "E deu à luz seu filho primogênito, e, envolvendo-o em faixas, reclinou-O num presépio; porque não havia lugar para eles na hospedaria" (Lucas 2, 7).

Anjo

8 - "Na escuridão de uma noite fria, em uma mangedoura, sobre a qual se colocou um pouco de palha, realiza-se o divino Prodígio. Brilham as estrelas, cantam os Anjos, uma luz jorra do Céu. Mas, no presépio, só o calor de dois corações humanos que ardem de amor: o coração do meu castíssimo Esposo e o meu Coração Virginal de Mãe. Para o Menino que nasce, porém, basta esse calor amoroso". (MSM, 24.12.80).
É a Noite Santa! É a noite do amor de Deus e da Luz. É a noite da Paz e da Reconciliação de Deus com os homens (o gênero humano) de toda a Terra. É a aurora que resplandesce nas profundas trevas de toda a história, para finalmente raiar o novo dia da salvação.
São tão misteriosos, belos, extraordinários e comoventes os acontecimentos que precedem e transcorrem no mistério desta Noite Santa do Natal de Jesus, que toda a Criação se rejubila, celebra, reconhece e agradece este Dom de Amor e de Misericórdia do Pai Celeste por tão grande, providencial e misterioso prodígio: - as estrelas apagadas do firmamento brilham luminosas fazendo sua homenagem ao Criador; - o silêncio profundo que pairava sobre o mundo naquela noite fria, ressoa pelos dulcíssimos cantos e suaves melodias celestes anunciando festivas o início de um novo tempo; - a solidão fica povoada por inumeráveis batalhões de Anjos, que em coro cantavam harmoniosas canções divinas e trazem a luz inocente das crianças, dos pequenos, dos puros de coração, enquanto prostravam-se em ato de profunda adoração sobre o Menino, apenas nascido, entoando o "Glória a Deus no mais alto dos céus e na terra paz aos homens, objetos da benevolência divina!"; - a escuridão da noite fica iluminada por um intenso clarão que chove do Céu; - e um Anúncio de Alegria é dado pelo Anjo aos simples Pastores que vigiavam alta noite nos campos guardando os seus rebanhos, os quais, correm apressados e festivos para oferecerem ao Celeste Menino a homenagem dos simples e dos humildes de espírito. "E o Verbo se fez Homem e habitou entre nós, e vimos sua glória, a glória que o Filho único recebe de seu Pai, cheio de graça e de verdade" (João 1, 14).

OS SINAIS DE REVELAÇÃO!

A Visita dos Pastores

9 - "Não temais! Dou-vos um anúncio que é de alegria para todos: hoje nasceu na Cidade de Davi um Salvador, que é o Cristo Senhor". Diante de tão grande "Prodígio" acontecido há mais ou menos dois mil anos na Mangedoura de Belém, este "Anúncio de Alegria" ainda se faz presente e insistente nos dias de hoje para a humanidade remida e salva por Jesus, convidando e admoestando todo o povo para participar e viver o êxtase salvífico do Mistério de Amor desta Noite Santa, assim como os humildes Pastores que vigiavam e guardavam seus rebanhos nos arredores, os quais largando tudo, acorrem pressurosos, alegres e prestimosos ao ouvirem a "Boa Nova" da notícia alviçareira proclamada pelo Anjo do Senhor, e levando ao Divino Menino os dons simples dos humildes de espírito, dos pobres, dos pequenos, dos puros de coração. "Isto vos servirá de sinal: achareis um recém-nascido envolto em faixas e posto numa mangedoura" (Lucas 2, 12).

10 - -"Onde está o Rei dos judeus que acaba de nascer? Vimos sua Estrela no oriente e viemos adorá-Lo" (Mateus 2, 2). A misericórdia de Deus para com os homens, objetos de sua benevolência, se estende também aos grandes, aos que estão longe, aos que estão perdidos sem rumo e direção, revelando através de uma estrela - guia aos magos do Oriente, Reis de Sabá, onde estaria o Messias que fora profetizado, a fim de que pudessem também participar da alegria de conhecer o seu Salvador, os quais, entrando um a um na Casa onde se encontrava o Deus-Menino, prostraram-se diante dEle e O adoraram; enquanto levava a Ele a homenagem dos "homens de boa vontade" oferecendo-Lhe ouro, incenso e mirra. "A aparição daquela Estrela os encheu de profunda alegria" (Mateus 2, 10).

11 - "Eis que estou convosco todos os dias até a consumação dos séculos!". JESUS, que há mais ou menos dois mil anos veio ao mundo como um tenro e manso Cordeirinho, choroso e tiritante de frio em uma gélida Gruta de Belém, hoje Ele ainda continua sendo "gerado" todos os dias pelas mãos e poder que é dado aos Seus Sacerdotes sobre a pedra fria dos Altares de Sua Igreja no Templo Santo de Deus, onde o pão e o vinho são transformados no Seu Corpo e no Seu Sangue, como sinal de sua Presença reveladora no meio dos homens. Os Sacerdotes de Jesus gozam de uma particular predileção por parte da Santa Mãe de Deus, os quais, receberam um poder que os tornam semelhantes à Ela, quando eles ao celebrar a Santa Missa renovam a realidade do nascimento do Filho de Deus no tempo. No Mistério da Eucaristia Jesus está realmente presente com o seu corpo, com o seu sangue, com a sua alma, com a sua divindade. "Ninguém jamais viu Deus. O Filho único, que está no seio do Pai, foi quem O revelou" (João 1, 18).

12 - "Vinde, manifestemos nossa alegria ao Senhor, aclamemos o rochedo de nossa salvação" (Salmos 94, 1). Cumpriu-se o tempo. As profecias se realizam, o Rosto do Pai se abre complacente reconciliando o Céu com a Terra e todas as coisas se cumprem na perfeição do Mistério desta Noite Santa do Natal de Jesus. A Mãe Celeste convida ainda a todos, com o Coração cheio de alegria pelo nascimento de seu Filho Jesus, a viver com Ela e com seu castíssimo Esposo José, as horas preciosas do Advento desta primeira vinda de Jesus Cristo ao mundo, em ato de incessante oração e de profundo recolhimento; em espírito de silêncio, de humildade, de pureza, de amor e de confiança, em preparação para o segundo Natal de Jesus na glória, que já está próximo. E com a simplicidade dos pequenos, cada momento deste novo e segundo Advento no tempo da história da salvação seja esperado com viva esperança, esforçando-se premurosos por escancarar as portas dos homens ao Cristo que vem, testemunhando com alegria o anúncio que ainda hoje proclama a Paz e a Salvação a todos os homens.

"O Verbo estava no mundo e o mundo foi feito por Ele, e o mundo não O conheceu. Veio para o que era seu, mas os seus não O receberam. Mas a todos aqueles que O receberam, aos que crêem no seu nome, deu-lhes o poder de se tornarem filhos de Deus, os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas sim de Deus" (João 1, 10-13).

"Homenagem ao Divino Aniversariante JESUS pela sua Presença de 2.000 Anos entre nós, aproximadamente!"

JESUS CRISTO É SEMPRE O MESMO: ONTEM, HOJE E SEMPRE...!

Referência: Bíblia Sagrada e o Livro Aos Sacerdotes, filhos prediletos de Nossa Senhora- Pe. Stefano Gobbi.

Ass.: Teresinha de Jesus Carvalho

http://www.amen-etm.org/TextosdeNatal.htm

C