FICHA DE FALSO VIDENTE CATÓLICO

Tópicos para Avaliação de Videntes Verdadeiros e falsos videntes 

Para melhor compreensão desta Ficha de Vidente, aconselho a leitura do Editorial da AMEN do dia 13 de Abril de 2008.

Editorial de 13 de Abril de 2008  

DADOS GERAIS DO FALSO VIDENTE Manuel Silva

Falso irmão MANUEL

Há quem o conheça por “irmão Emanuel”

 

 

Nome: Manuel Silva                                            País: Portugal                   Região: Cabeço de Vide, Diocese de Portalegre, Alentejo

Estado civil: Solteiro                                        Profissão: Leigo consagrado e pregador, mas faz-se passar por “frade”, usando indevidamente o nome de “irmão” e um hábito a que não tem direito. Isto constitui crime de falsa identidade. Quando não atende os seus clientes anda à “paisana”.

Local de residência: Casa particular a que chama “mosteiro ou convento” em Cabeço de Vide, a sul de Portalegre. Passa grande parte do seu tempo em Fátima a “rezar sobre os seus seguidores”.

Comunidade: Nesta comunidade só vivem 2 “frades” e 2 mulheres que tratam dos serviços caseiros. Os “frades” usam um hábito cinzento, imitando o das ordens religiosas 

Tipo de Fenómeno: Aparições não declaradas nem divulgadas publicamente, para não ser alvo de averiguação canónica

Quem supostamente visita o vidente: “nossa senhora”

Início dos fenómenos: ?                   Fim dos fenómenos: Ainda a decorrerem

Estado do Processo Canónico: Não tem, sequer, processo de averiguação por parte da Igreja sobre as pretensas “aparições de nossa senhora” que alega ter. É conhecido de vários bispos e clérigos, dos quais alguns lhe dão apoio. Não tem director espiritual nomeado pelo seu Bispo Diocesano para acompanhamento das suas alegadas experiências místicas, o que por si só o colocam à margem da Igreja Católica.

Data de nascimento: Circa década de 60

Principais Objectivos:

■ Roubar as orações feitas nos seus encontros, canalizando-as para o inferno, para que elas não cheguem ao Céu. As orações feitas a pedido deste falso vidente e neste movimento diabólico, nunca chegam ao destino que ele propõe. Como são pedidas por satanás, é ele que fica com elas, e daí o seu grande interesse em conseguir seguidores. Ler Aqui a explicação desta burla infernal.

Atrair seguidores para sobre eles derramar maldições e desgraças, provindas da sua proximidade a Satanás.

Angariação de fundos para construção e ampliação do seu “convento” no Alentejo

Divulgar falsas doutrinas

Falsas profecias

Falsos ensinamentos

Falsas devoções

Crítica social

Propor a banalização de métodos espíritas na vida quotidiana do católico

Divulgar o falso “terço do triunfo do imaculado coração de maria”.

 

Notas:

Nota Prévia - Esta Ficha, na sua forma original com 17 Pontos, foi elaborada em 20 de Setembro de 2014, um mês e meio após o encontro com o irmão Manuel, a 5 de Agosto de 2014. Dei tempo para amadurecer a minha convicção sobre a ocorrência altamente traumática que ali se viveu. Rezei e pedi discernimento a Deus. Só depois deste tempo de reflexão, escrevi a minha Avaliação deste falso profeta. O Ponto 18, um testemunho de quem privou com o falso irmão Manuel, só foi escrito em 15 de Março de 2016.

Esta Nota Prévia, no entanto, só a escrevi no dia 20 de Outubro de 2014, data em que recebi um telefonema ameaçador da promotora do encontro do dia 5 de Agosto, em que, quase sem voz e louca de fúria, me ameaçou com processos de difamação e calúnia, se eu não tirasse a fotografia do irmão Manuel do site. Compreendi melhor, então, porquê a fúria desta mulher e o seu pedido para retirar a fotografia do irmão Manuel. Com a voz toldada pela raiva, ofegante e quase sem conseguir respirar, e o desprezo das palavras que usou, nas quais afirmou, por mais do que uma vez, de que não é minha amiga, fizeram-me perceber claramente as razões da sua indignação por eu alertar as pessoas para a falsidade do seu protegido. Como esta seguidora/defensora do “irmão Manuel”, de quem é amiga há mais de 30 anos, tem uma agência de viagens que organiza peregrinações a Medjugorje e à Terra Santa, a sua imagem pode ficar danificada com a proximidade que mantenha com um charlatão, e daí, poder ser mau para o negócio. Daqui decorre a sua forte motivação para se dissociar do “irmão Manuel”, ou pelo menos da sua fotografia.

Tentei falar e chamá-la à razão, mas não me queria ouvir, pois só vociferava do outro lado. Acabou por me desligar o telefone na cara, como é habitual nestas situações. Esta atitude é bem elucidativa do espírito que está por detrás da sua furiosa animosidade.

Esta actualização da Ficha só foi elaborada em 5 de Novembro de 2014, após contactar várias pessoas com conhecimento mais alargado do “irmão Manuel”, e depois de receber muitos contactos tristes e desagradáveis de seus seguidores.

Agradeço que pessoas que tenham conhecimento mais aprofundado deste “irmão Manuel” me contactem e forneçam mais pormenores sobre as suas actividades. Podem escrever para jbianchi3@gmail.com

1 – Apareceu, de há uns poucos anos para cá, um “frade” peregrino que percorre as zonas ricas de Portugal, fazendo palestras e recolhendo fundos para ampliação do seu “convento”. Não existe nenhuma informação na net sobre este cavaleiro andante, que prega uma exacerbada crítica social, com uma fúria convincente e semelhantes às de Hitler e Estaline.

2 - Tive contacto com esta figura emblemática, uma única vez, num encontro que se deu na Baixa de Lisboa ao pé da Igreja de Santo António, no dia 5 de Agosto de 2014. O motu desafiador para irmos a este encontro era de que um tal de “irmão Manuel” ia ser o orador e costumava dar palavras de conhecimento às pessoas. Os presentes rondavam os 50, dos quais só 3 ou 4 homens. A maioria esmagadora eram mulheres, sempre mais propensas a se deixarem levar por estes oradores, do tipo que e encontram nas seitas religiosas. É um facto estatístico.

3 - O encontro estava marcado para as 18:30, depois da Missa das 17 horas na Igreja de Santo António. A promotora é conhecida no meio religioso católico, aparentemente muito devota de Nossa Senhora, e que costuma organizar peregrinações a Medjugorje e à Terra Santa.

4 - A palestra começou com mais de meia hora de atraso, numa sala apinhada de gente. Isto é uma técnica comummente utilizada pelos charlatães, para aumentar as expectativas da assistência.

5 - Durante a longa espera, estava na frente da assistência o “frade Miguel”, o único que vive também na comunidade, a vender uns terços especiais (€7,50 Euros), inventados pelo irmão Manuel, dentro de um saquinho branco, com um terço de contas transparentes e uma pagela em que se ensinava a rezá-lo. É o Terço do Triunfo do Imaculado Coração de Maria. Nesta pagela, estava também a Salvé-Rainha contendo 5 erros graves no seu texto.

6 - Houve um testemunho de vida, a oração do terço especial do irmão Manuel, “aparição de nossa senhora” e no final, muita da audiência acorreu para receber a imposição das mãos e obter uma palavrinha de conhecimento particular…

7 - A homilia/palestra desenrolou-se debaixo de um clima avassalador e contundente de crítica social e comportamental, em que o irmão Manuel só criticou tudo e todos, com um palavreado pouco cordato num espírito agressivo e truculento. Nem nos comícios comunistas no pós 25 de Abril vi tanta raiva e maledicência contra o povo de Deus.

Defendendo que não devemos ser maledicentes, ele só disse mal de tudo e de todos, especialmente dos que frequentam os meios religiosos.

Como ele vive no seu “convento no Alentejo”, só disse mal das pessoas da cidade, das “tias” (das queques de Cascais), fez troça delas e das que acorrem a ele beijando-lhe as mãos pedindo graças e curas (neste momento fez uma imitação grotesca em que até se babou).

Todo ele suava, e vergastava as pessoas piedosas, mas “falsas” segundo o seu julgamento.

Aquilo que ele criticou todo o tempo, foi exactamente o que fez durante toda a sua intervenção, pois não parou de criticar os seus ouvintes tornando-os mais rasos que um chinelo, numa forma intimidatória de controlo da audiência. A seguir às suas investidas, usava sempre o chavão: “Entenderam?!” de uma forma acutilante e intimidatória…

8 - A homilia/palestra enfermou de erros teológicos graves, pois entre eles, baseou-se na defesa de que somos um nada, de que somos uns miseráveis e uns pecadores. Na defesa desta tese, citava exemplos da degradação que via nas pessoas dos meios que frequenta, achincalhando as pessoas objecto da sua crítica.

Esta tese por ele defendida é falsa, pois, na verdade, nós somos as mais importantes criaturas de Deus. Para além disto, fomos tornado pelo Baptismo, filhos de Deus. Somos Templo do Espírito Santo. Fomos e somos de tal maneira amados por Deus, que merecemos ser alvo da Obra da Redenção de Jesus Cristo na Cruz. Mais do que isto não se pode querer.

Quando o irmão Manuel nega estas Graças imensas, afirmando que somos um nada, nega o Valor infinito da Obra da Criação Divina e desmerece dos Frutos da Redenção.

O que nos devemos considerar, é pequenas criaturas, agindo em tudo com humildade e como servos de todos os outros, tal como a Virgem Santíssima sempre viveu toda a Sua vida. Esta postura é coisa oposta à do irmão Manuel. Enquanto ele denigre a pessoa humana, os ensinamentos apostólicos elevam-nos à condição de sacerdotes e filhos de Deus. Enquanto Jesus e os Seus verdadeiros Apóstolos nos chamam à conversão com palavras ternas, mansas e verdadeiras, o irmão Manuel barafusta espumando raiva com críticas e teses contrárias ao Amor e Misericórdia Divina.

9 - A suposta aparição de nossa senhora ao irmão Manuel, foi uma palhaçada por ele engendrada e foi inspirada na homilia do sacerdote da Missa na Igreja de Santo António. Como tem de haver sempre novidades nestas charlatanices, foi buscar inspiração ao facto do Padre, na Homilia, ter falado de que Santo António e São José são os únicos a aparecerem com o menino Jesus ao colo. Então, buscando o maravilhoso e sensacionalista, ele disse que nossa senhora veio com o menino jesus ao colo, e no-lo dava para que cuidássemos dele.

Ora acontece que esta infeliz invenção, se não fosse blasfema e herética, dava para rir um bocado, pela desfaçatez e falta de conhecimento das realidades sobrenaturais.

Este episódio manhoso inventado pelo irmão Manuel, tende a nos ensoberbecer, elevando-nos à estatura de São José e de Santo António, isto é, com o Menino Jesus ao colo.

Por outro lado Nossa Senhora pega no Menino Jesus e dispõe dele como coisa descartável e entrega-o nas nossas mãos para que cuidemos dele, coisa impensável e que nunca se verificou nas Suas vidas terrenas e muito menos depois delas. É Jesus que nos ofereceu Sua mãe Santíssima para que Ela cuidasse de nós. Não foi o contrário. Isto de uma mãe pegar no Seu Filho e entregá-lo a terceiros para que cuidem dele, é próprio de uma mãe degenerada, e não da mais amantíssima das Mães do universo. E este acto de dispor de Jesus daquela maneira, quando na realidade foi sempre Jesus que dispôs de Nossa Senhora, esta inversão total dos papéis, é perfeitamente herética e só pode ser fruto de uma mente distorcida e possuída pelo demónio.

10 - Também defendeu muito que nos deixássemos guiar pelo Espírito Santo, mas fê-lo com uma força e fúria opostas à mansidão do Espírito, pois trocou a mansidão e a suave brisa das palavras do Espírito Santo, pela prepotência e palavreado truculento de um diabo enfurecido. Toda a sua atitude e gestologia foram deslocadas e opostas às dos santos padres e pregadores da Igreja Católica.

11 - No fim de toda uma animada tarde de brutalidade psicológica, vem o suave pedido para que fossemos muito generosos na nossa contribuição pecuniária, pois nada era para ele, mas tão só para o “convento” que está a ampliar no Alentejo…

Aqui quero recordar o que está escrito nos Tópicos para Avaliação de Videntes Verdadeiros e falsos videntes  nos seus pontos 32, 34 e u:

32 Cria esquemas de divulgação, com envolvimento de muito dinheiro e cria um aparato financeiro ao seu redor, visando o lucro

(Quem se liga ao dinheiro, desliga-se do Céu. Quem anda com coração puro a pregar a Salvação das almas, através da divulgação da Palavra de Jesus Cristo, Nosso Senhor, não pode, sob pretexto algum, simultaneamente angariar dinheiro. Esta é uma das pedras de toque dos falsos videntes. Se pede dinheiro no fim ou durante as suas palestras, então fica logo esclarecida a sua proveniência - é filho do diabo, é falso vidente. Jesus disse: “Não podes servir a dois senhores, a Deus e ao dinheiro.” O pedir ou receber dinheiro nos seus périplos, exclui a acção do Espírito Santo de Deus. A construção de esquemas de angariação de fundos monetários, não só partem muitas vezes dos próprios falsos videntes, mas também daqueles que orbitam à sua volta, vendo que podem auferir lucro com a sua proximidade. Estes últimos tornam-se seus fanáticos defensores, pois o seu desmascaramento implicará a perda de regalias e proveitos.)

34 Os crentes de falsos videntes e de falsas mensagens normalmente são agressivos quando as defendem perante pessoas que não acreditam na sua veracidade.

(O demónio instila agressividade nos seus seguidores, ao contrário da mansidão dos crentes nas Mensagens da Virgem Maria. Os seguidores de falsos videntes, quando confrontados com a sua falsidade, tornam-se agressivos e truculentos, ameaçando os que neles não acreditam com processos em tribunal, com processos de calúnia e difamação. De facto só os filhos das trevas jogam nos tribunais dos homens aqueles que não se querem vergar à mentira. Já alguma vez ouvimos dizer que um só dos Santos e Profetas da Igreja tenha levado a tribunal criminal algum daqueles que não crêem na Palavra de Deus. Antes pelo contrário, os crentes em Deus e nos Seus profetas, tal com no tempo dos Apóstolos, eram perseguidos, caluniados e jogados nos tribunais, e nunca se defendiam, mas aceitavam com gáudio os sofrimentos que por Ele padeciam. Esta também é uma das pedras de toque, pois quem ameaça com processos é porque está a defender o diabo, o pai da mentira. Esta característica de raiva e de assanhamento contra os fiéis devotos da Igreja, é mais comum nas mulheres do que nos homens, pois estão mais susceptíveis à tentação do orgulho por parte do diabo. São Paulo exemplificou bem a posição da mulher dentro dos grupos de oração. A Virgem Maria, Nossa Senhora, sempre foi exemplo desta atitude de humildade junto dos Apóstolos chamados por Deus.)

u) Não tem preocupação com a divulgação das mensagens nem se envolve com questões de dinheiro

(Quando o céu quer fazer algo conhecido, sempre acha alguém abnegado para o trabalho. O verdadeiro vidente e Apóstolo dos Últimos Tempos, nunca visa, procura ou pede dinheiro.)

12 - A partir de dada altura, ele não tirava os olhos de mim, coisa que foi notada por outras pessoas. Eu estava na segunda fila, de uma sala em L. Quase no fim da sua intervenção, chegou-se ao pé de mim, perguntou o meu nome e depois deu-me uma “palavra de conhecimento”.

Formou-se então em mim a convicção de que aquele personagem é um fulano extremamente observador e perspicaz. Com o que eu já tinha ouvido e ouvi depois, vi claramente que as palavras que ele dá às pessoas, são com uma terminologia multi-significativa, e são consequência da análise facial e comportamental que ele detecta nas pessoas, durante a palestra, e pela forma de se lhe dirigirem.

Pelo que ele me disse, estou convencido de que fora avisado da minha presença no encontro. O que ele me disse, foi um lugar comum, e que toda a gente pode inferir da minha vida. Nada, pois, de transcendente.

13 - Este tipo de técnicas são as habitualmente usadas pelos espíritas, quiromantes e charlatães congéneres, para angariarem clientela que os suportem…

14 - Logo no início, no seu testemunho de vida, contou que a sua “conversão” veio na sequência de uma tentativa de suicídio mal sucedida, através da ingestão de ácido sulfúrico. Fiquei a congeminar, que mente doentia podia escolher a sua morte à custa de beber ácido sulfúrico…

Mas foi então que a providência divina lhe deitou a mão e o transformou num apóstolo peregrino… Depois, lá continuou a dar conta do seu não ao sacerdócio, contrariando as profecias das “tias” que lhe prognosticavam o seminário.

15 - Também falou muito nas Aparições de Nossa Senhora aprovadas pela Igreja, mimetizando-se com elas. Mas nem uma palavra sobre os Novos Céus e Nova Terra e na próxima Vinda Gloriosa de Jesus, que são os temas dominantes de Nossa Senhora nas Suas Aparições Verdadeiras.

Costuma organizar encontros em Fátima e promove peregrinações a Santuários Marianos na Europa.

16 - Depois de terminada esta sessão de santa maledicência, depois de rirmos a bom rir das atoardas e surras que ele deu na nossa sociedade, especialmente nas “tias” e na “society”, depois de toda esta parafernália mal-criada, pela linguagem utilizada pelo irmão Manuel, seguiu-se o assalto à sua pessoa para a imposição de mãos e uma palavrinha que desvendasse o futuro sombrio das nossas vidas.

17 - Ficou marcado novo encontro para o dia 12 de Setembro em Miraflores, ao qual, curiosamente, nenhum dos membros do nosso Cenáculo pôde ir, cada um devido a diferentes razões da sua vida pessoal. Vi neste facto a mão de Deus, afastando-nos daquele personagem rapace, eloquente e daninho.

Fiquei a saber que amigas nossas que foram a este encontro de Miraflores, saíram definitivamente convencidas da falsidade do irmão Manuel, e que na tentativa de o classificar, pediram perdão pelo uso da expressão de que ele é ”um autêntico aldrabão”. Até houve algumas pessoas que lá foram, que se sentiram mal, após chegarem a suas casas. Várias pessoas decidiram que nunca mais iriam a encontros deste irmão Manuel.

18 - Correspondendo ao meu pedido, de que me fossem fornecidas mais informações sobre os esquemas deste falso vidente, F. M. escreveu-me para relatar a experiência que teve no relacionamento com o falso vidente “irmão Manuel”.

O testemunho que se segue (a azul) é extremamente elucidativo, pois foi escrito por alguém que privou de perto com o farsante. Conheço a identidade de F. M., mas não a revelo aqui, para preservá-lo de ameaças e retaliações por parte do farsante e de seus capangas.

Conheci há cerca de 3 anos, em Fátima, o "irmão Manuel". Cheguei a ir a 4 ou 5 encontros de oração, num dos quais ele pediu ajuda para pagar a renda da casa e eu, muito generoso (!), paguei-lhe um mês de renda. Até gostei das suas pregações; e fiquei surpreendido com as palavras que ele dirigia a pessoas presentes, como se conhecesse a vida delas...

Algum tempo depois, ele falou numa viagem que estava a organizar a Israel, e um dia eu fui falar com ele sobre essa viagem, acompanhado por uma senhora amiga, de Leiria, que o acompanhava há muito e que hoje vive na comunidade dele, com outra amiga dela de Leiria. A Comunidade chama-se "Comunidade cenáculo do Coração de Jesus e Maria" (na internet não encontrei nada sobre ela) e localiza-se em Quinta das Laranjeiras, Fronteira, como pode ver em anexos que lhe reencaminho, os quais chegaram até mim através de uma senhora que me pediu esclarecimentos sobre o "irmão Manuel".

Encontrei-o sentado à mesa a ler um jornal, na companhia de um jovem. Começámos a conversa e estranhei algumas das suas afirmações. Já lhe tinha ouvido contar um pouco da sua vida: que, em jovem, estava para se suicidar, quando Nossa Senhora lhe apareceu; que depois foi para França (acho que ele é dos lados de Marco de Canaveses), porque em Portugal não havia guia espiritual em condições para o acompanhar, o que achei estranho. Mais me disse: que já conhecia muitos bispos e que naquele ano ia ser apresentado a todos os bispos da Europa (olá! que importante!).

Contou-me algumas viagens por países que eu conhecia e reparei que ele faltava algumas vezes à verdade, que estava a inventar.

O pior aconteceu quando eu lhe disse que gostava de ver o decreto de aprovação pela Santa Sé da sua comunidade, pois ele tinha dito que o tinha. Parece que se deu um terramoto naquela sala. Levanta-se, muito zangado, gritando: "Há tantos anos que eu prego e ainda duvidam da minha palavra?" Sai da sala, caminha rápido pelo corredor, entra no quarto (penso que era) e fecha a porta com toda a força e com grande estrondo. 

O "santo" desmascarava-se. Para mim, o "irmão Manuel" acabara.  

Agora, com as imagens e os textos que a dita senhora me enviou, fiquei a saber que Nossa Senhora da Esperança é padroeira de Portugal há mais de 800 anos. Pensava que a padroeira de Portugal era Nossa Senhora da Conceição desde 1646, há 270 anos. Não sei onde é que ele inventou aquilo... Falta-me confirmar se a comunidade foi autorizada pelo Bispo de Portalegre-Castelo Branco, como ele menciona no "cartaz". Mas posso saber isso através do vigário geral da diocese de Leiria...

            Em França ele conheceu o irmão Carlos (parece-me que é esse o nome), inglês, que o ajudou nos primórdios da sua actividade (pelo menos financeiramente) e que com ele vive na comunidade. 

            É o que tenho a dizer, para melhor desmascarar esse falso vidente.

---------------------------------------------

Tomo a liberdade de juntar alguns trechos de um mail que me foi enviado por uma senhora, depois da minha resposta ao seu pedido da minha opinião sobre a credibilidade do Ir. Manuel, e a quem eu recomendei a leitura do vosso site.

Esta senhora já tinha sido "roubada" (ela deu-lhe tudo o que ele foi pedindo...) pelo falso padre Santiago - um pseudo-vidente brasileiro, na boca do qual as hóstias consagradas se envolviam em sangue (quando ele queria) - que, em S. Paulo, na minha presença e não só, chegou a concelebrar com um padre católico, que não sabia quem ele era (nem ele nem nenhum dos presentes). (Ali, as hóstias não se envolveram em sangue na boca, porque ele não estava preparado, não lhe tinham pedido...)

Repare-se no "espírito de vingança" do Ir. Manuel, quando alguém não segue os seus conselhos; e no mal que pode fazer a uma pessoa, em benefício de outra.

Os negritos são da minha responsabilidade, bem como o entre parêntesis rectos.

 "Estamos perante um grave problema de repercussões desastrosas para muita gente que ingenuamente anda à procura de Deus e da sua salvação são enganados em nome DELE.  

É uma Comunidade de leigos. Como se apresentam de hábito??

Em relação a esta Comunidade estamos perante um problema muito sério, de demonologia/espiritismo disfarçado, difícil desmontar pois o dito Ir. Manuel faz manipulação emocional, e não só, de forma a colocar os seus objectivos em prática, e qualquer incauto cai perfeitamente e fica numa dependência fora do comum e incapaz de raciocinar de forma diferente dos seus intentos. O mesmo acontece até com o clero incauto. (...) O V. B. alertou-me mas eu não tinha provas concretas e fui observando até chegar à conclusão da gravidade da questão. O próprio Cónego F., que faz parte (?) da Comunidade ... diz que é outro profeta Elias...

Os Cenáculos de oração dessa Comunidade são sempre na base de rezar o seu terço... e pelo meio vai indicando os podres ou pecados às pessoas presentes, que ficam constrangidas; mas como estão à procura duma  cura e salvação nem piam, tudo isto tem a ver com a falta de preparação/formação espiritual em todos. Evangelização = zero...

Comigo aconteceram:

1. Não dei atenção aos conselhos do João Bianchi que é um estudioso destas matérias mas... estive atenta.

2. Numa oração, publicamente, o Ir. Manuel disse que eu tinha o demónio cá em casa e que ele ia sair (o que chocou amigas minhas), mas aconteceu exactamente o inverso. Tenho provas disso, pois de seguida tive um episódio sórdido com o meu director espiritual que acabou por se afastar. Isto aconteceu pura e simplesmente para me descredibilizar e não ter protecção...

3. A dita C. sempre colada ao Ir. é sua confidente a tal ponto de obter favores seus (como de uma irmã se tratasse...) e é também com ela que desabafa dos problemas dos outros, em vez de o fazer com os próprios. Não há qualquer privacidade nem respeito pelo próximo. É o 1º sinal da não existência de Deus, nesta amálgama de gente, que usa as fragilidades dos outros em proveito próprio, das mais variadas formas. SOU TESTEMUNHA e provo.

Eu estava numa Adoração Eucarística, estava a começar a perceber já o que se passava à minha volta, pois Deus está no meu coração, então acontece que Um dia estava ao telefone com o Ir. Manuel e levei "uma pantufada" que fiquei sem andar. Estive quatro meses a fazer fisioterapia e a médica fisiatra em termos físicos não encontrou qualquer explicação para tal facto. O objectivo era afastar-me da Adoração Eucarística, para que a sra. F., que queria ser responsável da adoração (como aconteceu até à morte dela), [não tivesse opositora]. O Ir. [Manuel] disse-lhe que ela estava curada, mas ela morreu. Todo esse tempo em que estive afastada, lhe foi útil para os seus intentos, que acabaram por acontecer. Até, com manipulação, amigos meus de família caíram. …

4. Desde há um ano que me afastei dele (...) [No entanto] inadvertidamente o Ir. Manuel tem na sua posse uma foto dos meus filhos e família, que seria para rezar [por eles]; mas já lhe pedi que me devolvesse a foto, mas não o fez. A minha filha já teve dois abortos, e neste último os médicos não encontram causa física para ter acontecido. Sorte a sua, ou protecção do seu anjo da guarda de não ter ido na viagem a Israel pois é também nessas viagens que ele manipula em seu proveito, assim como as idas ao Alentejo na sua propriedade com os ditos sinais, só quem lá vai com o seu consentimento vê os sinais ... e passo a explicar - a pura manipulação das pessoas como no espiritismo, tudo em nome de Deus e obtenção indirecta de bens.

Já falam num Centro Eucarístico (como continuação de Medjugorje?) no Alentejo com muitos peregrinos a chegarem, por isso já foi adquirida uma agência de viagens (...) e querem obter para esse projecto megalómano do Ir. Manuel casas naqueles arredores que estão a adquirir. ...

Rezo para que a verdade seja reposta, esta intrujice seja desmascarada, pois está a ter consequências desastrosas para muita gente e sabe Deus o que ainda poderá vir.”

Peço perdão pela extensão da mensagem, mas talvez vos dê algumas achegas para completar o site do Ir. Manuel (que nem um site tem, imaginem!)

Cordiais saudações em Cristo Jesus.

F. M.

Nota de João Bianchi - Procedi a algumas correcções ortográficas e de pontuação, para uma mais clara compreensão dos testemunhos.

 

CONCLUSÕES

Nestas situações de charlatanismo há sempre num maior ou menor grau a intervenção demoníaca, por isso é bom não nos aproximarmos delas.

Mesmo só por curiosidade não é bom ir aos encontros deste dito “irmão Manuel”, pois este tipo de curiosidade é o que leva as pessoas a acorrerem aos espíritas na busca de conselhos, e o que de lá trazem é uma mão cheia de nada e uma boa quantidade de maldições.

As esmolas que podem dar para o “convento” do “irmão Manuel” serão muito mais bem encaminhadas se forem entregues à Caritas.

O espírito que preside às críticas do “irmão Manuel” não é de boa proveniência, o que é claramente comprometedor do seu apostolado, e claramente indiciador de falcatrua.

Certamente ele vai ler estas minhas palavras e provavelmente vai alterar, no futuro, a sua forma discursiva, baixando o perfil, na tentativa de manter clientela contributiva… Não sei se me faço entender…

Todas as pessoas com quem falei no fim do encontro do dia 5 de Agosto, estavam horrorizadas, e mesmo ofendidas, com o palavreado usado pelo “irmão Manuel”.

 

 

TÓPICOS CONHECIDOS PARA AVALIAÇÃO

Certamente outros elementos comprometedores existirão, mas que eu desconheço.

Agradeço que pessoas que tenham conhecimento mais aprofundado deste irmão Manuel me contactem e forneçam mais pormenores sobre as suas actividades.

6)   Inventa muitas novas orações e, devoções

(Tem por objectivo desviar a atenção das verdadeiras orações poderosas já conhecidas, e de criar a divisão no seio do rebanho de Jesus Cristo).

Inventou o Terço do Triunfo do Imaculado Coração de Maria. Desta forma enfraquece a força orante do Rosário de Nossa Senhora.

10) A pessoa não tem paz, teve uma vida pecaminosa e provêm de meios sociais duvidosos

(Deus se revela sempre a católicos simples e humildes, que não tenham tido vidas escandalosas)

Provém de uma classe média pouco culta e tinha vícios de adolescente. Tem uma maneira de ser e de comunicar truculenta. Os verdadeiros videntes vêm normalmente de classes sociais humildes e campesinas.

11) Vive inquieto, deixando-se enredar por seguidores fanáticos

(Os fanáticos, que “endeusam” os videntes, muito facilmente moldam-no ao seu gosto)

Quem acorre aos seus encontros vai à procura de palavras, tipo espíritas, sobre a sua vida.

12) Não leva a sua vida em função de Deus, mas apenas voltado para si próprio

(Quem recebe uma missão do céu vive serenamente a sua vida)

Publicita muito a calmaria do seu convento no Alentejo para o qual angaria fundos.

16) Tem um interesse obsessivo em angariar seguidores; busca ter lucro com seus encontros

(O céu não se faz mercadoria, nem a fé é fonte de lucro ou moeda de troca)

Neste caso, não escreve, para não haver provas documentais contra, mas em contrapartida, faz palestras e promove encontros, onde angaria fundos para o seu “convento”. Não pertence a nenhuma ordem religiosa aceite pela Igreja.

Está a desenvolver negócios lucrativos no Alentejo em torno das suas alegadas “aparições”!

Como a agência de viagens da sua aliada C. R. A. foi à falência, já arranjaram uma outra parceria com uma outra agência de viagens do Porto, para poderem manter aberto o negócio das peregrinações a Medjugorje, à Terra Santa e outros santuários Marianos, que dá lucros e é onde melhor manipula as pessoas.

Usando métodos pouco ortodoxos, andam a comprar casas no Alentejo, para turismo religioso, e terem uma fonte rendimento assegurada.

17) Tem necessidade de auto-promoção e de ser adulado pelos outros

(Deus jamais se faz presente num orgulhoso)

Procura fazer peregrinações a Santuários Europeus, como o intuito de se promover e angariar clientela. Inventa pormenores sobre os locais que visita, para impressionar a sua plateia.

18) Descura a Oração, os Sacramentos, a Penitência e a Caridade

(Quem recebe mensagens e visões verdadeiras, converte-se profundamente)

Descura a Oração do Terço de Nossa Senhora e substitui-o por um outro que inventou. A caridade é coisa que não tem, pois as sovas psicológicas que dá naquelas que o suportam é notório e até traumático. Revela publicamente pecados escabrosos  praticados por aqueles que participam nas suas reuniões de oração.

23) Arma-se em o maior, o santo, o único sempre certo

(Quem quiser ser o maior, seja o menor, disse Jesus. Julgar-se santo é ser orgulhoso e filho do diabo)

27) Não têm director espiritual nomeado pelo seu Bispo

(O vidente verdadeiro sempre comunica ao seu Bispo as ocorrências e a ele se submete, aceitando a direcção espiritual que ele lhe impuser)

Afirmou ir procurar um director espiritual no estrangeiro, pois considerou não haver nenhum sacerdote à altura para desempenhar essas funções em Portugal.

30) Não consegue falar a linguagem do Céu; faz previsões falsas e comete erros até mesmo grosseiros

(O Céu tem a linguagem do Espírito Santo, sem erros nem falsidades)

33) Normalmente já é adulto feito quando começa a receber “mensagens” e não é inocente e humilde como as crianças escolhidas pela Vigem Maria nas Aparições já aprovadas pela Igreja.

(O demónio não está autorizado pelo Céu a usar os mesmos critérios de escolha da Virgem Maria)

34) Os crentes de falsas mensagens normalmente são agressivos quando as defendem perante pessoas que não acreditam na sua veracidade.

(O demónio instila agressividade nos seus seguidores, ao contrário da mansidão dos crentes nas Mensagens da Virgem Maria)

Fui perseguido e ameaçado pelos seguidores fanáticos deste falso vidente. Não só por homens, mas especialmente por mulheres, algumas, confessamente ratas de sacristia histéricas, que gostam de perseguir e adular membros da Igreja.

35) Muitas vezes nas falsas aparições, o demónio insere fenómenos fantásticos, na tentativa de mais facilmente enganar as pessoas.

(O demónio é manhoso e pretende enganar as pessoas e convencê-las, mais facilmente, de que quem fala é do Céu. Tenta forçar a Fé das pessoas)

O fenómeno mais usado pelo irmão Manuel são as supostas “palavras de conhecimento” que dá às pessoas, e que normalmente são muito bem recebidas. As pessoas que o seguem e rodeiam, publicitam milagres por ele alcançados.

 Isto é espiritismo puro, na sua versão encapotada de vidente católico carismático.

 

http://www.amen-etm.org/FichadoIrmaoManuel.htm